Parou de fumar? Cientistas calculam quanto leva para você se sentir melhor

Parou de fumar? Cientistas calculam quanto leva para você se sentir melhor

Último Vídeo

Que parar de fumar adiciona saúde à vida das pessoas não é novidade para ninguém. O que é novidade, no entanto, é a descoberta de quanto tempo após largar o vício as pessoas começam a sentir os sintomas de melhora no organismo. Cientistas revelaram recentemente que é possível calcular o tempo exato que uma pessoa que parou de fumar leva para começar a sentir a melhora.

Segundo especialistas, em casos de pessoas com histórico de tabagismo acima de 20 anos, é possível reduzir o risco de doença cardiovascular em 39%. Apesar disso, eles salientam que, para diminuir acentuadamente o risco a ponto de ser quase semelhante ao de uma pessoa que nunca fumou, leva cerca de 5 a 10 anos, chegando a 25 anos em casos mais extremos.

A pesquisa foi realizada por especialistas da Universidade de Valderbilt, nos Estados Unidos, e teve como foco principal compreender como os riscos afetou a decisão de deixar de fumar e ainda investigar quais riscos antes potencializados podem diminuir com o abandono do tabagismo.

Mais de 8.770 pessoas participaram do estudo que iniciou com a análise de dados de 1954 até 2014, data em que a equipe documentou cientificamente os benefícios de parar de fumar para o corpo e saúde das pessoas.

Nos Estados Unidos, sede da Universidade que desenvolveu a pesquisa, o tabagismo é causa de quase 20% das mortes registradas e foi justamente esse percentual que motivou o estudo e sua divulgação como maneira de sensibilizar as pessoas.

 

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.