Jovens com diabetes são mais propensos a tentarem suicídio

Jovens com diabetes são mais propensos a tentarem suicídio

Último Vídeo

Quando um indivíduo possui uma doença crônica, como é o caso da diabetes, o peso de lidar com essa responsabilidade pode ser complicado, principalmente no caso de jovens. Um estudo feito na cidade de Quebec, no Canadá, pretendia justamente entender se a doença afetava a saúde mental das pessoas diagnosticadas.

Para isso, o estudo centrou-se na própria cidade analisando um grupo de adolescentes e jovens diagnosticados com diabetes tipo 1 (composto por 3.544 indivíduos) e os resultados foram comparados com uma análise feita com outro grupo na mesma faixa etária, mas sem a doença (formado por 1.388.397 pessoas).

(Fonte: Danone Baby/Reprodução)
(Fonte: Danone Baby/Reprodução)

Resultado alcançado

De acordo com o estudo, indivíduos que se encontram entre 15 e 25 anos e possuem diabetes são três vezes mais propensos a tentar o suicídio do que aqueles que não possuem a doença e estão na mesma faixa etária.

Além disso, a diabetes afeta também a probabilidade de o indivíduo ser afetado por um distúrbio de humor: os diagnosticados são 1,5 mais prováveis de possuírem ou desenvolverem esse tipo de distúrbio, que inclui depressão e ansiedade.

De acordo com Marie-Eve Robinson, pediatra e principal pesquisadora do estudo, já era conhecido o fato de que crianças e adolescentes diagnosticados com diabetes tipo 1 têm uma maior tendência a ter distúrbios mentais. No entanto, ela queria entender se essa relação permanece mesmo quando os indivíduos crescem e rumam para a vida adulta.

Infelizmente, o resultado para a pergunta central da pesquisa foi positivo.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.