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Os verdadeiros motivos pelos quais você não consegue emagrecer

Emagrecer talvez seja um dos maiores obstáculos para um grande número de pessoas. O desejo de perder peso cega e invade a mente. Claro que é excelente perder peso, mas muitas pessoas se frustram com os resultados e metas que são traçados e muitas vezes não são alcançados. A pergunta que não quer calar: por que você não está conseguindo emagrecer?

Há uma infinidade de fatores, como a ansiedade e o stress: eles geralmente influenciam muito na quantidade de comida que consumimos. Quando estamos ansiosos e estressados, tendemos a procurar por comidas que nos satisfazem mais no âmbito do prazer, o que significa que essas comidas possuem mais açúcar e gorduras. A ansiedade e o stress conduzem para uma certa compulsão e, inevitavelmente, descontamos nossos problemas nas comidas mais “atrativas”.

O stress prejudica o emagrecimento
O stress prejudica o emagrecimento

A questão dos hormônios

Outro fator muito importante são os hormônios; eles necessitam estar em equilíbrio, pois, qualquer alteração poderá afetar o processo de emagrecimento. O cortisol é o famoso hormônio do stress. Sua presença em grandes quantidades causa mudanças no metabolismo que acarretam picos de glicose, diminuindo a queima de gordura.

A falta de produção de hormônios T3 e T4 pela tireoide também dificulta o processo de emagrecimento. Essa condição é classificada como uma doença metabólica chamada hipotireoidismo.

Ter privação de sono também dificulta o emagrecimento, pois há diminuição: do hormônio do crescimento, o GH; da massa magra (quanto menos músculos temos, menos energia gastamos); da saciedade causado pelo hormônio leptina e aumento de apetite causado pela grelina.

Ter noites mal dormidas prejudica o processo de emagrecimento
Ter noites mal dormidas prejudica o processo de emagrecimento

Não ter acompanhamento nutricional e uma dieta personalizada também interfere no emagrecimento, pois cada pessoa tem necessidades, objetivos, perfis e comorbidades que devem ser respeitadas, além de estratégias que devem ser atendidas. Por isso, nunca pegue nenhuma dieta pronta na internet ou copie o que outra pessoa faz. A individualidade tem que ser atendida e é necessária para o alcance dos objetivos.

Outras atitudes que prejudicam seu emagrecimento são: 

  • Pouca hidratação;
  • Não ter um ambiente tranquilo e agradável para realizar as refeições;
  • Não fazer sua própria comida e consumir industrializados;
  • Falta de rotina e horários para as refeições;
  • Não praticar a reeducação alimentar;
  • Consumir bebidas calóricas, como refrigerantes ou sucos de fruta adoçados com açúcar refinado;
  • Se privar de alimentos que gosta de comer;
  • Comer excessivamente;
  • Comer até ficar de estômago extremamente “cheio”;
  • Não praticar exercícios;
  • Ir às compras com fome e comprar tudo o que tem vontade;
  • Ter no armário comidas “tentadoras”.
Se precisa perder peso, vá ao mercado consciente que focará na compra de alimentos saudáveis
Se precisa perder peso, vá ao mercado consciente que focará na compra de alimentos saudáveis

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Marcela Andrade, colunista semanal do Mega Curioso, é bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, bacharel em Nutrição, perita judicial na área da Nutrição e pós-graduanda em Saúde Pública com ênfase em Estratégia Saúde da Família.

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