Tirar o glúten da dieta emagrece?

09/02/2021 às 03:002 min de leitura

Uma questão bastante atual e que gera muitas dúvidas nas pessoas é o tal do glúten. É um assunto que veio à tona há um certo tempo, pois pessoas demonstraram-se alérgicas e intolerantes a essa substância. E além de tudo isso, há uma incerteza muito grande em relação ao consumo do glúten: será que todos podem comê-lo? Será que sua ingestão interfere no emagrecimento?

O que é glúten?

O glúten é um grande conjunto de aminoácidos, ou seja, ele é uma proteína de cadeia longa, o que significa que é uma molécula relativamente grande demais para ser ingerida e para as enzimas do nosso corpo digerirem (ou quebrarem essa proteína).

Onde tem glúten?

O glúten está presente no trigo como proteínas chamadas gliadina e glutenina. Há glúten na cevada (hordeína), no centeio (secalina) e na aveia (avenina) — apesar de já existir aveia sem glúten.

Aveia, cereal que possui glúten.
Aveia, cereal que naturalmente possui glúten.

Qual a diferença entre alergia, sensibilidade não celíaca ao glúten e doença celíaca?

Alergia alimentar é uma reação imediata do sistema imunológico que traz complicações sérias em um período curto de tempo, podendo apresentar sintomas como reações na pele, vermelhidão, falta de ar, fechamento da epiglote, inchaço, etc.

Já a sensibilidade não celíaca ao glúten é uma reação a longo prazo onde há dificuldade no processo digestivo e pode resultar em dores de cabeça, distensão abdominal, problemas de pele, diarreia ou constipação intestinal.

Doença celíaca é um distúrbio que prejudica a absorção de certos nutrientes. O intestino é o órgão mais afetado, pois sofre inflamação causada pelas moléculas de glúten. Trata-se de uma doença que pode aparecer em qualquer fase da vida. O único tratamento existente é fazer uma dieta livre de glúten para que a proteína não inflame as microvilosidades do intestino e prejudique seriamente a absorção, o que pode causar outros tipos de problemas.

Os principais sintomas da intolerância ao glúten, são: diarreia, distensão e dores abdominais.
Os principais sintomas da intolerância ao glúten são diarreia, distensão e dores abdominais.

Para que serve o glúten?

O glúten é o que dá elasticidade para massas e ajudar em sua consistência. Ele também auxilia no crescimento de bolos, pães, etc. Quanto mais a massa é trabalhada, ou seja, sovada, melhor o glúten vai reagir e ficar ativado.

Retirar o glúten da dieta ajuda a emagrecer?

Não, isso é um mito! Pessoas que não possuem problemas de alergia, sensibilidade não celíaca ao glúten ou doença celíaca não precisam parar de consumir essa substância, pois ela não vai prejudicar o sistema digestivo e muito menos impedir o processo de emagrecimento.

Pessoas que possuem sensibilidade não celíaca ao glúten e doença celíaca vão ter problemas inflamatórios ao consumirem alimentos com essa substância. Geralmente, depois que descobrem que possuem essa condição e param de ingerir glúten, a inflamação diminui e às vezes pode acontecer diminuição de peso.

Se você tem alergia, evite o contato com alimentos que contenham glúten e verifique a embalagem dos produtos para ver se não há contaminação cruzada. Se você possui doença celíaca, não consuma a substância, pois isso pode ser uma porta aberta ao desenvolvimento de lesões intestinais, doenças de pele, em outros órgãos e até cânceres.

***

Marcela Andrade, colunista semanal do Mega Curioso, é bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, bacharel em Nutrição, perita judicial na área da Nutrição e pós-graduanda em Saúde Pública com ênfase em Estratégia Saúde da Família.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: