Seja o primeiro a compartilhar

Desvendando o macarrão instantâneo

O macarrão instantâneo, mais conhecido popularmente como miojo, é o "quebra-galho" mais conhecido de todos os tempos. É um produto que provavelmente você tem no seu armário, seja porque você realmente tem o costume de consumir sempre, seja para uma hora de "necessidade" ou emergência, seja por falta de tempo para preparar uma refeição de verdade. Nessas horas, é ele que vai matar a sua fome, pois é algo prático de se fazer e leva apenas 3 minutos para ficar pronto.

Macarrão instantâneoMacarrão instantâneo

Do que é feito o macarrão instantâneo?

Falando em termos de valores nutricionais, o macarrão instantâneo não agrega em nada. Analisando a embalagem, a situação é bem crítica: em uma porção padronizada como metade da unidade (33 g), o valor energético, ou seja, a quantidade de calorias consumidas naquela porção, é de 147 kcal. Normalmente, o que acontece é o consumo de um pacote inteiro (66 g), ou seja, são ingeridas 294 quilocalorias em um produto que não te oferece nenhuma vitamina, nem minerais.

Ademais, as quantidades apresentadas no rótulo do produto para a porção de 33 g (lembrando, metade do pacote) são:

  • Carboidrato: 21 g (corresponde a 7% do Valor Diário);
  • Proteína: 2,8 g (4% do VD);
  • Gordura saturada: 2,6 g (12% do VD. Essa é a gordura responsável pela alta do LDL e que se aloja nas artérias);
  • Gordura total: 5,7 g (10% do VD);
  • Sódio: 604 mg (25% do VD).

Vale ressaltar que esses valores diferem entre marcas.

SalSal

O que tem no tempero do miojo

Observando os ingredientes do saquinho de tempero que acompanha o macarrão instantâneo, é evidente que há várias formas de sal, como o próprio cloreto de sódio e realçadores de sabor (glutamato monossódico e inosinato sódico). Esse tempero em pó também possui o corante artificial caramelo IV, que é tóxico e possível cancerígeno.

Realmente, o macarrão instantâneo é uma bomba de substâncias desnecessárias e é um produto que deve, sim, ser evitado ao máximo, pois além de ser um ultraprocessado tem muitos componentes na sua fabricação. Lembre-se sempre que quanto menos ingredientes tiver na embalagem, de preferência os que são de seu conhecimento, mais saudável é este produto.

Pessoas que possuem doenças crônicas não transmissíveis devem evitar o consumo deste produto, pois há presença de maltodextrina, açúcar que vai implicar no metabolismo de quem tem diabetes; há alto teor de sódio, elemento que prejudica portadores de pressão alta e possui muita gordura saturada, que vai resultar em complicações futuras devido ao acúmulo de gordura arterial.

Caso não tenha outro jeito e seja necessário comer macarrão instantâneo algum dia, tente enriquecê-lo com vegetais, como acelga, brócolis, cenoura, abobrinha, tomate, milho, vagem, etc.

Macarrão Instantâneo NutritivoMacarrão Instantâneo Nutritivo

***

Marcela Andrade, colunista semanal do Mega Curioso, é bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, bacharel em Nutrição, perita judicial na área da Nutrição e pós-graduanda em Saúde Pública com ênfase em Estratégia Saúde da Família.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.