Dormir mal engorda? 3 mitos e verdades sobre o sono

10/04/2021 às 11:002 min de leitura

Dormir é uma necessidade fisiológica humana e, ao mesmo tempo, uma atividade extremamente reconfortante. Quem é que nunca se sentiu mais feliz após uma boa noite de descanso ou passou o dia inteiro esperando o tão sagrado momento de deitar e fechar os olhos, não é mesmo?

Porém, não é todo mundo que está acostumado com uma rotina de sono saudável e é pensando nisso que nós separamos três mitos e verdades sobre o ato de dormir que você deve levar em consideração para o restante da sua vida. Olha só!

1. Dormir mal engorda - Verdade

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Pense só matematicamente: quanto menos tempo estamos dormindo, mais tempo temos para comer mais e engordar. Além disso, indivíduos que dormem pouco possuem maior tendência de serem menos ativos fisicamente, o que diminui a queima calórica do corpo e aumento o acúmulo de gordura.

Por fim, uma sequência de noites mal dormidas e uma dieta desbalanceada criam um ciclo vicioso. Segundo um novo estudo feito pela Universidade da Califórnia, em Berkley, pessoas que se privam de sono apresentam uma redução na atividade do córtex frontal, o qual é responsável por tomar decisões pensando em consequências.

Dessa forma, um cérebro cansado sente um desejo mais forte pelo chamado fast food e entrega menos capacidade de se controlar contra o hábito de comer alimentos gordurosos e megacalóricos. 

2. É possível recompensar o sono perdido em outro dia - Mito

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Em média, o corpo humano precisa de 7 a 8 horas de sono por noite para repousar. Entretanto, isso não significa que você possa fazer uma equação para equilibrar o horário de sono entre os dias da semana. Se você dormiu 3 horas em um dia, permanecer na cama por 13 horas no dia seguinte não te deixará menos cansado.

Procure sempre dormir no mesmo horário e estabelecer uma rotina de sono, tanto durante a semana, quanto nos finais de semana. Tente sempre ficar longe de aparelhos eletrônicos antes de se deitar e incremente práticas relaxantes no fim da noite para pegar no sono mais fácil.

3. Dormir bem aumenta a produtividade - Verdadeiro

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Pessoas que não dormem direito costumam se sentir mais estressadas, menos concentradas e também menos motivadas. Então, uma noite mal dormida pode fazer com que alguns erros passem despercebidos na sua rotina de trabalho.

Por mais que você possa tomar um café ou um energético para tentar se sentir mais disposto, o ideal mesmo é desenvolver um sono de qualidade. Além disso ser muito importante para sua saúde, em pouco tempo você notará um aumento na disposição e também na produtividade.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: