YouTube: como a plataforma pode afetar a sociedade

05/05/2021 às 03:002 min de leitura

O YouTube é uma plataforma que ganhou uma amplitude enorme com o tempo e acabou prejudicando a vida de muita gente. Não, não estou falando da vida dos que trabalham em emissora de TV que estão perdendo a sua audiência para o YouTube, colocando em risco a vida das emissoras e seus trabalhadores. Também não estou falando da péssima influência que alguns youtubers são para milhares de pessoas. Como acadêmico, também não estou falando dos vários ensinamentos rasos e errados que presencio em canais de muita audiência.

Falo sim de pessoas que dedicam a maior parte do seu tempo para tentar serem vistos e com isso ganhar algum dinheiro. Um youtuber a quem gosto de assistir, do canal Ciência Todo Dia, revelou recentemente que perde toda a sua semana estudando, produzindo, editando; que teve 170 mil views e ganhou apenas 100 dólares. Enquanto youtubers como Felipe Neto, que não agregam nada e acabam sendo influência para a ignorância, ganham dinheiro.

Os que tentam levar conhecimento pelejam em busca de, pelo menos, uma renda extra, já que como professor no Brasil não se ganha muito. Em Portugal, brasileiros atraídos pela "moda de vivier em Portugal" que não querem trabalhar em algo pesado, que é a maioria da oferta no país, buscam no YouTube uma maneira de se manter financeiramente e dedicam um tempo que poderia ser usado em um trabalho rentável para fazer vídeos no YouTube, que não rendem economicamente. É uma febre, eles chegam a brigar entre eles e o conteúdo em sua grande maioria não é verdadeiro.

O que é o YouTube hoje? Fonte de informação, usado como prioridade por muitos, que consomem informação de má qualidade em sua grande maioria e que leva ao conhecimento errado. Virou, também, palco de narcisistas, não todos, claro, mas para aqueles que encontraram neste canal uma maneira de serem vistos. Também se tornou curandeiro de problemas psicológicos de pessoas que encontram no canal uma liberação de dopamina que esconde o verdadeiro eu que precisa de ajuda.

Mas claro, há os bons. São poucos, raros, que mereciam melhor atenção. Mas na era em que as pessoas estão prejudicadas cognitivamente devido à internet e à tecnologia, a maior audiência é para os que não dizem nada e ajudam a desfazer a teoria de Darwin revelando uma sociedade cada vez mais precária de intelecto cultural.

***

Fabiano de Abreu Rodrigues, colunista do Mega Curioso, é Doutor e Mestre em Psicologia da Saúde pela Université Libre des Sciences de l’Homme de Paris; Doutor e Mestre em Ciências da Saúde na área de Psicologia e Neurociência pela Emil Brunner World University; Mestre em psicanálise pelo Instituto e Faculdade Gaio, Unesco; Pós-Graduação em Neuropsicologia pela Cognos de Portugal; Três Pós-Graduações em neurociência; cognitiva, infantil, inteligência artificial, Pós-Graduação em Psicologia Existencial e Antropologia, todas pela Faveni do Brasil; Especialização em Propriedade Elétrica dos Neurônios em Harvard, Neurociência Geral em Harvard; Especialista em Nutrição Clínica pela TrainingHouse de Portugal; Idealismo Filosófico e Visões do Mundo – Universidade Autônoma de Madrid, Introdução à Filosofia da Passagens Escola de Filosofia, História de La Ética pela Universidad Carlos III de Madrid, MBA em Psicologia Positiva – Autorrealização, Propósito e Sentido de Vida – PUC RS.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: