Seja o primeiro a compartilhar

Parar de fumar engorda?

Mesmo com todos os malefícios do cigarro à saúde difundidos pela sociedade, o tabagismo segue sendo algo bastante frequente entre os brasileiros. Conforme mostra uma pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), 20% dos brasileiros ainda são fumantes — percentual que sobe para 50% na região sudeste.

Além disso, o vício causado pelo cigarro pode fazer com que largá-lo seja um processo um tanto quanto complicado e com certas consequências ao organismo humano. Uma dúvida que sempre resta entre os ex-fumantes é a seguinte: parar de fumar faz com que a pessoa engorde? É sobre isso que abordaremos no artigo de hoje.

Compulsão alimentar

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Apesar desse tópico causar certos questionamentos quanto ao abandono do cigarro, é importante entender que o simples ato de parar de fumar por si só não representa um ganho de peso imediato. O que acontece durante esse processo, na verdade, é a probabilidade de um indivíduo desenvolver uma compulsão alimentar gerada pelos benefícios da retomada de hábitos saudáveis.

Como a nicotina possui propriedades que causam a diminuição do apetite e a perda do gosto dos alimentos, pessoas que param de fumar notam instantaneamente um ganho no paladar. Além disso, o olfato volta a funcionar melhor após não ter mais as vias obstruídas pela presença constante de fumaça, deixando as comidas muito mais atraentes.

Portanto, as pessoas que engordam após parar de fumar não o fazem porque sentem mais fome, mas sim porque voltar a desenvolver desejo pela alimentação e talvez acabam substituindo um vício por outro.

Cuidados com a saúde

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

É importante ressaltar, entretanto, que é possível sim parar de fumar sem notar ganho de peso nos meses seguintes. Para isso ocorrer, é importante que as pessoas tenham conhecimento sobre como seus organismos funcionam e trabalhem com um plano de ação para dar prosseguimento a uma vida saudável no futuro.

O primeiro passo, e talvez o mais importante, acaba sendo se manter afastado de alimentos que estejam associados ao cigarro e aumentem a vontade de fumar, como bebidas alcoólicas, café ou balas mentoladas. 

Por fim, o mais recomendado aos pacientes que decidem abandonar o tabaco e não desejam ter um ganho de peso é sempre buscar implementar uma rotina de atividades físicas aliada a um bom plano alimentar. Como o exercício físico aumenta a liberação de endorfina, que melhora o humor e reduz a ansiedade, fica mais difícil para que o indivíduo desenvolva uma compulsão alimentar. 

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.