6 exercícios para tornar a ansiedade algo produtivo

Para quem convive diariamente com algum distúrbio de ansiedade, certas tarefas simples podem se transformar em um verdadeiro pesadelo; logo, relacionamentos pessoais, desempenho profissional e bem-estar físico e emocional podem ficar comprometidos. Estima-se que 13 milhões de brasileiros sejam ansiosos.

O que podemos fazer para que a ansiedade não nos consuma? Veja seis exercícios diários que podem ajudar a transformar a ansiedade em algo positivo para o futuro.

1. Absorver pontos positivos

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Pode parecer algo muito simplista, mas a ansiedade gera uma série de emoções e sentimentos que podem ser absorvidos para progredir. A raiva, por exemplo, pode atrapalhar a atenção e a capacidade de desempenho, mas também pode ser usada para impulsionar e motivar.

Quando sente medo, o ser humano resgata lembranças de fracassos e se sente retraído, porém é possível usá-las para se ter mais cuidado com as decisões e fazer reflexões mais profundas. A preocupação pode gerar procrastinação, mas pode ajudar a reavaliar planos e ajustar expectativas para um futuro mais realista. Por isso, é preciso fortalecer o equilíbrio mental e aprender a trabalhar com as emoções negativas a seu favor.

2. Experimentar algo novo

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Falar costuma ser bem mais fácil do que fazer, mas se forçar a experimentar algo novo pode ser uma medida que ajude os ansiosos a se soltarem um pouco no dia a dia. E não precisa ser um passo imenso de uma única vez, já que o ideal é tentar ir se soltando aos poucos.

O que isso quer dizer? Fazer um curso online gratuito, praticar um exercício que goste ou participar de um evento virtual ajuda a sair da zona de conforto e a aprender a lidar aos poucos com a vida.

3. Focar resultados positivos

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Quando se tem um distúrbio de ansiedade, é comum ser surpreendido com uma enxurrada de questionamentos criados pela mente. "Será que tirarei boas notas no último semestre? Será que minha apresentação no trabalho será boa o suficiente? Terei tempo para fazer todas as tarefas que são de minha responsabilidade amanhã?" são exemplos.

O recomendado é pegar todos esses questionamentos e passar a imaginar o melhor cenário possível para todos eles. Isso serve como uma prática para aprender a esperar resultados positivos dos acontecimentos da vida, gerando diminuição da ansiedade.

4. Escrever mensagens positivas

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Aquilo que é reproduzido por meio de mensagens ou fala diz muito sobre como se enxerga a própria vida — sobretudo as primeiros e as últimas falas dos dias. Então, passar a escrever lembretes positivos para você mesmo antes de dormir e ao acordar pode ser benéfico.

Não é preciso compartilhar isso com ninguém; apenas o fato de ditar a mensagem para si serve como um lembrete de que você é uma pessoa forte, resiliente e criativa.

5. Estar em contato com a natureza

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Passar tempo na natureza tem se mostrado algo cada vez mais positivo para a saúde mental dos seres humanos. Estudos demonstram que essa atividade pode aumentar significantemente o bem-estar emocional e a resiliência, e isso não significa que é necessário se enfiar em uma floresta.

Caminhar por um parque perto de casa ou qualquer ambiente verde com menos ruído e usar esse tempo para relaxar e tomar consciência do mundo ao redor pode ajudar a recuperar a energia de maneira perceptível.

6. Comunicar-se com outras pessoas

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O ser humano é um ser social que precisa de uma rede de pessoas para sobreviver; portanto, não tenha medo de pedir ajuda quando precisar. Fale com familiares e amigos próximos, cultive seus relacionamentos e cada vez mais o sentimento de solidão irá embora.

A vida pode ser bem difícil e estressante, mas tudo fica mais fácil quando temos pessoas que se importam por perto. Você pode até ficar sozinho quando desejar, mas ao menos saberá que existem pessoas prontas para ajudar quando precisar.

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