Por que não devemos molhar a pasta de dente antes da escovação?

26/03/2022 às 11:002 min de leitura

Molhar a pasta de dente antes da escovação é um hábito recorrente seu? Pois saiba que ele é errado. Esse é um costume que muitas pessoas têm para deixar a boca mais úmida e produzir mais espuma na hora de realizar a higiene bucal, mas a realidade é que isso apenas prejudica a sua limpeza.

Como consequência, você pode acabar desenvolvendo outros tipos de problema na boca com o passar do tempo — tornando-se um hábito nem um pouco recomendável. Pensando nisso, nós nos aprofundaremos sobre o tema e sanaremos todas as suas dúvidas. Olha só!

Recomendações odontológicas

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Por mais que molhar a sua escova seja um hábito que você tenha aprendido apenas observando os seus pais ou amigos fazerem o mesmo, isso não significa que seja uma ação acertada. Se você perguntar para um profissional odontológico, provavelmente escutará outras recomendações a respeito dessa prática.

Em geral, os dentistas pedem para que o creme dental não seja umedecido antes de entrar em contato com os dentes, pois poderia colocar a saúde bucal em risco. E isso é ainda pior quando unimos esse problema com o excesso de pasta de dente na escova.

Nesses casos, a quantidade de espuma formada na boca é ainda maior e temos mais dificuldade em visualizar a escovação, podendo deixar algumas áreas esquecidas. No entanto, o maior problema gerado por molhar o creme dental é um só: a diminuição do atrito entre a escova e os dentes.

Perda de atrito

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

De acordo com especialistas, adicionar água ao creme dental vai fazer com que o produto fique diluído e perca um pouco de sua eficácia. Com isso, podemos ver a formação de mais espuma na boca. Em geral, as pessoas costumam associar esse excesso de espuma com um hábito correto de escovação, mas as coisas não são bem assim. 

Isso faz com que a pasta de dente perca suas características iniciais e não realize sua ação total. O mesmo também é válido quando adicionamos um pouco de água no enxaguante bucal para diminuir a sensação de ardência na boca. Portanto, o ideal é usarmos esses produtos de maneira pura.

Quando colocamos o creme dental na boca, a nossa própria saliva fornecerá a umidade necessária para uma boa escovação e, caso você realize os movimentos corretos, seus dentes ficarão mais limpos como nunca. Agora, se você tem umedecido a escova de dente porque tem sentido muito desconforto na hora da escovação, talvez seja o momento de uma mudança.

Caso as cerdas da sua escova estejam machucando, experimente substituí-la por uma de cerdas mais macias. Isso pode trazer mais conforto na hora de realizar a sua higiene bucal e, dessa forma, você não sentirá a necessidade de adicionar água ao seu creme dental para se sentir confortável durante a escovação.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: