6 mentiras que contam sobre os resfriados

15/04/2022 às 06:302 min de leitura

Pegar frio piora o resfriado. Ar condicionado causa resfriado. O tempo foi passando e muitos de nós ouvimos as mais variadas teorias sobre o que causa ou não um resfriado. Porém, será que tudo isso é verdade ou não passa de informação desencontrada que foi desmentida pela ciência?

Pensando nisso, separamos a seguir algumas dessas ideias sobre os resfriados que acabaram se provando mitos ao longo dos anos.

1. Ar-condicionado provoca resfriados

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Trabalhar em ambientes fechados com ar-condicionado pode fazer com que diversas pessoas ocasionalmente comecem a espirrar de maneira descontrolada. Porém, ao que tudo indica, apenas o aparelho não é capaz de deixar ninguém doente.

Entretanto, ele pode ter uma parcela de culpa no resfriado de algumas pessoas por ajudar a disseminar mais o vírus de um ou mais indivíduos infectados que estejam nesse ambiente.

2. Passar frio deixa você resfriado

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Muitas pessoas imaginam que pegar frio pode fazer o resfriado atacar nosso corpo de surpresa. Porém, diversos infectologistas afirmam que ficar exposto ao vento frio não é uma condição para provocar a doença. Claro, é bom não abusar para não acabar tendo outros problemas, mas esse não é o caso dessa enfermidade.

Vitamina C: herói ou vilã?

Outra crença bastante popular entre as pessoas é a de que a vitamina C pode ajudar a se recuperar ao sentir os primeiros sintomas da gripe. Isso não se confirmou ao longo dos anos, mas um suco de laranja ou limão pode ajudar pelo fato de a recomposição do nosso corpo exigir bastante hidratação.

Cabelo molhado deixa doente?

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Outra ideia bastante difundida por aí é que sair no frio com cabelo molhado faz com que você adoeça. Mais uma vez, a ideia dita por muitos não vai deixar você doente em 30 minutos, mas é bom atentar para o fato de que deixar essa região com água vai fazer com que seu corpo tenha mais trabalho para se manter aquecido.

5. Bebidas alcoólicas ajudam a melhorar

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Mais um mito. Apesar de serem líquidas, essas bebidas em excesso podem ser um fator que piora ainda mais esses sintomas pelo fato de deixarem o seu corpo desidratado. Logo, para ficar melhor as apostas mais certeiras são sucos e água.

6. Antibiótico ajuda a sarar mais rápido

Não. Definitivamente, tomar um antibiótico não vai ajudar a recuperar de um resfriado por um simples motivo: esse tipo de medicamento combate bactérias e o resfriado é causado por um vírus. Caso esteja incomodado com os sintomas, um produto descongestionante pode ser mais indicado para aliviar os sintomas.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: