Por que nosso nariz escorre quando choramos?

22/05/2022 às 08:002 min de leitura

Se você é do tipo de pessoa que se emociona com facilidade, já deve ter notado que as lágrimas não são a única coisa que saem do seu corpo nos momentos mais emocionantes. Nessa hora, você também notará que uma quantidade substancial de catarro escorrerá pelo seu nariz e a necessidade por um lenço se torna urgente.

Então, de uma hora para outra tudo vira uma bagunça e você precisa limpar toda a sujeira que produziu nos últimos minutos. Mas qual o motivo do nosso nariz começar a escorrer justamente quando as emoções tomam conta do corpo? Nós falaremos mais sobre esse assunto durante os próximos parágrafos. Olha só!

Ligação entre lágrimas e muco

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Embora a ciência ainda não tenha muitas informações sobre o porquê dos seres humanos derramarem lágrimas, a maneira como esse processo todo acontece já é bem entendível. Quando estamos emocionados demais, resumidamente, nosso cérebro passa a enviar uma série de mensagens para os nossos canais lacrimais.

A partir desse momento, o nosso corpo é instruído a produzir mais lágrimas. Ao mesmo tempo, esses sinais não são enviados para os nossos narizes. Então, qual o motivo do muco também ser produzido no mesmo instante que as lágrimas? Até onde sabemos, não é porque surge mais catarro em nosso corpo.

Quando choramos, a grande maioria das lágrimas são expelidas pelos nossos olhos e passam a correr pelo nosso rosto. No entanto, outras são drenadas pelos dutos lacrimais e pela nossa cavidade nasal. Nessa região do corpo, elas combinam o muco já existente e geram um excesso de líquido que escorrerá pelas narinas.

Corrimento nasal

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Agora que você sabe que o catarro expelido na hora do choro não foi "criado", mas sim misturado com as lágrimas que não chegaram até os olhos, é preciso de questionar se esse processo é similar em outros tipos de corrimento nasal. Porém, o processo decorrente do excesso de emoções é bem diferente de outras circunstâncias que provocam a coriza.

Por exemplo, comer uma comida apimentada também pode fazer com que você fique com seu nariz escorrendo por alguns minutos. Porém, isso é resultado da maior produção de muco feito pelas membranas mucosas em uma tentativa de expulsar todos esses "produtos químicos picantes" que entraram em nosso organismo antes que eles passem a comprometer o sistema respiratório. 

Na chegada do inverno e, consequentemente, do frio, também é bem comum notar o nariz escorrendo mais vezes ao longo dos dias. Esse, no entanto, é mais um caso em que a produção de muco foi aumentada pelo nosso organismo para tentar aquecer e umedecer as vias aéreas afetadas pelo ar seco. Tudo isso antes que esse processo gere algum tipo de doença respiratória. 

Da próxima vez que for assistir um filme triste, então, prepare uma caixa de lenço grande para limpar todas as lágrimas e catarro que sairão de você. Após alguns minutos, tudo irá passar e sua respiração deve voltar ao normal!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: