O que acontece com seu corpo se você dormir no chão?

03/06/2022 às 09:002 min de leitura

Em algumas culturas, dormir no chão de casa em vez de em uma cama é uma prática bem comum. Outros enxergam nesse método um estilo de vida minimalista ou simplesmente fazem isso por não terem dinheiro, ou espaço para comprar uma cama de tamanho normal no momento.

Independente de qual for a sua situação, é preciso se perguntar se isso realmente é um "exercício" que faz bem para a sua saúde. A verdade é que ainda não existem muitas pesquisas científicas sobre esse assunto, mas é possível constatar os potenciais prós e contras de dormir no chão. Veja só as comparações!

Benefícios de dormir no chão

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Em geral, os colchões absorvem muito mais calor do que o chão durante o dia, de forma que dormir no chão poderia te proporcionar uma experiência de sono mais fria. Isso significa que o calor do corpo diminui rapidamente e o sono se torna mais confortável, especialmente durante os meses de verão. De forma resumida, humanos dormem melhor em ambientes de um quarto fresco.

Outro ponto importante e até mesmo controverso é que dormir no chão pode te ajudar com certos problemas de coluna. Inclusive, muitas instituições sugerem que aqueles com dores nas costas durmam em superfícies firmes. Muitas pessoas acabam dormindo em colchões macios demais para o peso do corpo e terminam tendo uma má postura do sono — que é quando a coluna se curva para fora do alinhamento ideal.

Relacionado a isso, esse método de dormir pode te levar a melhorar a sua postura, o que consequentemente contribui para diminuir dores nas costas. O desalinhamento da coluna vertebral aumenta o risco de lesões e proporciona flexibilidade reduzida. Logo, dormir no chão pode facilitar para você manter a coluna reta durante o sono. Vale ressaltar, no entanto, que você pode precisar de um travesseiro fino para diminuir a pressão na parte inferior das costas.

Malefícios de dormir no chão

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Como dito anteriormente, não existe ciência perfeita quando o assunto é dormir no chão e é preciso ter noção da quantidade de problemas que essa prática pode geral. Enquanto algumas pessoas acham que deitar-se no solo é benéfico para a coluna, muitas pessoas observarão que a falta de amortecimento adequado nos pontos de pressão, como quadris e ombros, só servirá para gerar mais rigidez e desconforto.

Além disso, mesmo o frio que supostamente te deixaria mais relaxado durante o sono pode ser uma enorme desvantagem no inverno. Ambientes frescos são excelentes para a temperatura corporal na hora de dormir, porém frio em excesso não pode ser visto como algo bom. 

Para finalizar, nossos quartos são ambientes repletos de alérgenos em potencial, como os ácaros, a poeira e o mofo. Isso já é um grande problema quando dormimos na cama e ainda maior quando dormimos no chão. Nesse cenário, aumentamos nosso tempo de exposição a essas substâncias e corremos o risco de ficarmos ainda mais alérgicos. Como consequência, a qualidade de sono é totalmente reduzida.

Portanto, se você ainda está se perguntando o que deve fazer, basta pesar todos os itens citados anteriormente e decidir o que é melhor para você.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: