Lavagem nasal: como fazer e quais são seus benefícios?

11/08/2022 às 10:072 min de leitura

Ficar com o nariz entupido não é exatamente uma novidade para ninguém, sobretudo quem sofre de alergias ou está resfriado. Quando respiramos o ar ao nosso redor, também inalamos partículas transportadas nele, como pólen, vírus, bactérias, mofo, pelos de animais, poeira e por aí vai.

Essas partículas ficam alojadas em nossas narinas e o nosso organismo passa a produzir mais muco para tentar se livrar desses agentes nocivos. Porém, existe uma medida que pode te ajudar com essa enorme quantidade de catarro gerada: a lavagem nasal. Nunca ouviu falar ou não sabe como funciona? Veja só as informações que nós separamos sobre esse tema nos próximos parágrafos!

O que é a lavagem nasal?

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A lavagem nasal é uma ferramenta utilizada para ajudar a limpar os seios da face do excesso de muco. Para isso, usa-se uma solução salina caseira — ou simplesmente água salgada — nas duas narinas. Quando esse líquido é enxaguado através das passagens nasais, ele faz com que os alérgenos, muco e outros detritos sejam carregados para fora do corpo.

Além disso, a lavagem nasal é excelente para umedecer as membranas mucosas e evitar com que o nariz fique muito ressecado. Para a aplicação da solução salina, algumas pessoas costumam usar um pote neti — recipiente específico para tal aplicação —, mas também é possível usar garrafas comuns ou seringas. 

Como fazer uma lavagem nasal?

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O primeiro passo para realizar uma lavagem nasal é criar sua própria solução salina ou comprar uma pronta na farmácia. Normalmente, isso é feito misturando água morna e estéril com sal puro (cloreto de sódio), o que criará uma solução isotônica. Esterilizar a água é uma etapa crucial no processo e não pode ser evitado.

Isso ocorre por conta do risco de uma infecção grave pela ameba parasita Naegleria fowleri, que entra nos seios nasais, move-se até o cérebro e causa uma doença fatal. Para isso, basta ferver a água por um minuto e depois deixá-la resfriar por algum tempo.

Depois que você tiver a solução salina pronta, fique com a cabeça sobre uma pia ou no chuveiro e incline-a para um lado. Usando uma garrafa, seringa ou pote neti, esprema o líquido lentamente na narina superior, permitindo com que a solução escorra para a outra narina e caia no ralo. Neste momento, é importante respirar pela boca e não pelo nariz. Por fim, repita o processo com a outra narina.

Quais os benefícios da lavagem nasal?

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Embora algumas pessoas clamem que a lavagem nasal pode causar otite nas pessoas, não existe nenhum tipo de dado científico que comprove essa afirmação. Na verdade, esse tipo de lavagem de alto fluxo traz muito mais benefícios para a sua saúde do que algum risco específico.

Até onde se sabe, a lavagem nasal é bastante eficaz na irrigação nasal e no tratamento de sinusites agudas e crônicas, bem como de alergias respiratórias. Segundo um estudo publicado na National Library of Medicine, pacientes com sintomas crônicos de sinusite que usaram irrigação salina uma vez por dia relataram uma melhora de 64% na gravidade geral dos sintomas e melhora significativa na qualidade de vida após seis meses.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: