
Ciência
22/02/2023 às 06:30•1 min de leitura
Já confirmada, a sequência do sucesso Coringa (2019) promete abordar ainda mais os transtornos psiquiátricos do vilão — dessa vez, mais precisamente, sua relação com a personagem Arlequina, vivida por Lady Gaga. O título da sequência, Folie à Deux, faz referência a uma síndrome psiquiátrica onde alucinações e delírios são compartilhados entre dois ou mais indivíduos.
Segundo o neurocientista e colunista do Mega Curioso dr. Fabiano de Abreu Agrela, a síndrome é rara, mas pode afetar principalmente mulheres. “Folie à Deux, também conhecida como 'transtorno psicótico induzido' ou 'transtorno psicótico compartilhado', é uma síndrome bastante rara, por isso é bem pouco conhecida. Ela ocorre quando um sujeito psicótico, chamado de indutor primário, afeta terceiros, considerados sujeitos secundários, com seus delírios e alucinações”.
A síndrome foi primeiramente identificada no século XIX pelos psiquiatras franceses Jules Falret e Charles Lasègue, por isso também pode ser chamada de "síndrome Lasègue-Falret". O transtorno pode, também, afetar grupos de mais de duas pessoas.
“Normalmente, o transtorno afeta mulheres e acontece muito entre familiares, especialmente mães e filhos, mas também pode ocorrer com quaisquer indivíduos que tenham uma relação próxima, muitas vezes, mas não exclusivamente, causada por um confinamento ou ambientes com pouca influência do exterior”.
(Fonte: Getty Images)
“O diagnóstico é feito por um psiquiatra por meio da observação dos sintomas apresentados pelos dois indivíduos e da análise da sua convivência. Já o tratamento consiste basicamente em separar as duas pessoas e realizar uma abordagem relativa ao transtorno, geralmente mais intensamente no indutor primário”, explica.