Gatorade: como surgiu a bebida esportiva mais famosa do século

13/03/2023 às 13:002 min de leitura

Em 2021, a Gatorade Perform, como marca, foi a líder de bebidas esportivas nos Estados Unidos, vendendo mais de US$ 6 bilhões. Atualmente, a marca está disponível em 80 países, com mais de 30 sabores nos EUA e mais de 50 sabores internacionalmente. Desde sua fundação, em 1965, a empresa expandiu para o Canadá em 1984, Ásia em 1987 e Europa e América do Sul no ano seguinte.

O Gatorade ficou famoso entre os atletas devido ao seu alto teor de eletrólitos, que ajudam a repor os minerais perdidos e manter a pessoa hidratada. Além disso, também pode substituir os eletrólitos perdidos durante períodos de doença, como viroses estomacais.

Mas você já parou para se perguntar como o Gatorade foi inventado?

A história por trás do fenômeno

(Fonte: Heritage Sporsts Art/Reprodução)(Fonte: Heritage Sporsts Art/Reprodução)

Quando o Gatorade surgiu, muito diferente de agora, ele era apenas uma bebida simples, cujo nome foi cunhado a partir do time de futebol universitário Florida Gators. A bebida foi criada pelo dr. Robert Cade, em meados de 1965, em um laboratório de ciências na Faculdade de Medicina da Universidade da Flórida, em Gainesville.

A princípio, a ideia era encontrar uma bebida que estimulasse a transpiração porque a Flórida é quente e os jogadores de futebol americano da universidade estavam quase morrendo de calor – e basicamente suando e urinando a própria energia. Para substituir a água descartada tão rapidamente, dr. Cade encontrou na mistura uma forma de repor o líquido perdido com mais água, mas salgada.

Dr. Robert Cade. (Fonte: Cade Museum/Reprodução)Dr. Robert Cade. (Fonte: Cade Museum/Reprodução)

Nada ironicamente, dr. Cade também era chefe da divisão renal e de eletrólitos da universidade, então tudo já fazia sentido. Ele percebeu que precisava de uma bebida com açúcar e sal para dar aos jogadores um rápido aumento de energia, além de promover a transpiração. Portanto, uma vez que os eletrólitos são produtos químicos com cargas positivas ou negativas que ajudam a conduzir eletricidade por todo o corpo, foi a escolha perfeita. Os componentes também ajudam a regular os aparatos químicos e fluidos do corpo, mantendo os jogadores ativos o máximo que podem.

Após concluir a mistura, ele procurou o treinador do time, Ray Graves, e deixou uma amostra para os jogadores provarem ao longo do jogo.

O fator essencial

(Fonte: Pinterest/Reprodução)(Fonte: Pinterest/Reprodução)

Essa primeira tentativa do dr. Cade em ajudar os jogadores não foi muito bem sucedida, tampouco as seguintes. Isso porque a bebida energética com infusão de eletrólitos tinha tanto gosto de água do mar que fazia os jogadores vomitaram incansavelmente.

Após muito pensar em uma saída para aquele problema, encontrou a solução na sugestão de sua esposa em adicionar suco de limão à mistura para tornar a bebida mais saborosa.

(Fonte: Pinterest/Reprodução)(Fonte: Pinterest/Reprodução)

Em 2 de outubro de 1965, foi a primeira vez que o mundo esportivo viu o Gatorade em ação, após ter seu sabor aprovado pelo time de futebol e passado no teste de vômitos instantâneos. O time Florida Gators, massacrado pelo calor, enfrentou o Louisiana State University de maneira surpreendente.

Em 1967, dr. Cade começou a fazer fortuna com sua simples invenção, vendendo os direitos de reprodução do Gatorade para a Stokely-Van Camp, uma empresa especializada em carne de porco enlatada e feijão – não é para menos que os primeiros litros da bebida foram comercializados em latas.

Foi só em 1973 que o Gatorade adotou o icônico logotipo de relâmpago, sendo introduzido como item básicos em eventos esportivos no início da década de 1980.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: