Olhos castanhos de bebê ficam azuis após tratamento contra covid-19

05/09/2023 às 08:002 min de leitura

Os olhos castanho-escuros de um bebê nascido na Tailândia mudaram de cor após a criança utilizar um medicamento para tratar covid-19, passando a apresentar a tonalidade azul-índigo. O caso raro foi alvo de um estudo publicado na revista Frontiers in Pediatrics.

A curiosa alteração foi notada pela mãe ao verificar o menino de 6 meses sob a luz do Sol, o que a fez levá-lo imediatamente a um oftalmologista. Trata-se do primeiro caso do tipo em uma criança, já que até então o efeito só havia sido registrado em adultos e pouquíssimas vezes.

Isso aconteceu cerca de 18 horas após o bebê ser tratado com xarope e comprimidos de favipiravir, um antiviral utilizado em pessoas que testam positivo para a doença causada pelo novo coronavírus. No dia anterior, o garoto havia sido levado ao hospital com quadro de febre e tosse, quando recebeu o diagnóstico e iniciou a terapia.

Olhos do bebê em sua versão normal. (Fonte: Frontiers in Pediatrics/Divulgação)Olhos do bebê em sua versão normal. (Fonte: Frontiers in Pediatrics/Divulgação)

Conforme noticiou o Live Science na segunda-feira (4), a tonalidade azul nos olhos associada ao remédio para covid-19 seria resultado do processamento da fórmula pelo organismo. Ao ser decomposto, o remédio libera substâncias químicas fluorescentes, que por algum motivo se acumularam na córnea.

Efeito colateral raro

De acordo com os autores do estudo, a fluorescência causada pelos comprimidos de favipiravir foi detectada sob a luz ultravioleta em testes de laboratório. Dessa forma, é possível que os componentes da fórmula, responsáveis por este efeito, se acumulem em diferentes tecidos.

No artigo, também é citada a possibilidade de que metabólitos e componentes adicionais do remédio, incluindo dióxido de titânio e óxido férrico amarelo, também tenham levado à descoloração azulada nos olhos do bebê. Esta mudança é considerada um efeito colateral raro do antiviral.

Cor azulada após o tratamento. (Fonte: Frontiers in Pediatrics/Divulgação)Cor azulada após o tratamento. (Fonte: Frontiers in Pediatrics/Divulgação)

Apesar da raridade, outros casos semelhantes já foram registrados entre 2021 e 2022, como o de um homem de 20 anos cujos olhos castanhos ficaram azuis, temporariamente, após o mesmo tratamento. No ano passado, alguns pacientes chegaram a apresentar a fluorescência até nos cabelos, unhas e dentes.

O medicamento para covid-19 tem ainda efeitos comuns como diarreia, náuseas e formação de pedras renais. Ele também pode causar redução nos glóbulos brancos circulantes e elevar os níveis de ácido úrico no sangue.

Voltando ao normal

O exame feito por médicos duas semanas após o bebê se recuperar da doença mostrou que a criança não apresentava sinais de problemas na visão. Além disso, a cor azulada sumiu, com os olhos dele voltando a apresentar o tradicional castanho-escuro.

Apesar da aparente ausência de danos, os autores do estudo afirmam ser necessário monitorar a administração do favipiravir em crianças para determinar a causa exata da descoloração dos olhos. Os especialistas também querem saber se há efeitos a longo prazo relacionados à mudança temporária.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: