'Gripe longa': médicos tentam entender doença recém-identificada

11/10/2023 às 08:002 min de leitura

Bem como pode acontecer em episódios de covid-19, pessoas gripadas podem acabar desenvolvendo a chamada "gripe longa", que acontece quando novos sintomas aparecem após a infecção inicial. Esses dados são provenientes de um novo estudo feito por pesquisadores do Reino Unido.

Os principais sintomas da gripe prolongada incluem tosse, dor de estômago e diarreia. Ao todo, o estudo entrevistou 10.171 adultos para descobrir mais informações sobre o tema. No entanto, o assunto é tão recente que os médicos ao redor do mundo ainda trabalham para compreender quais os riscos dessa doença, o quão grave ela pode ser e como fazer para tratá-la.

Sintomas persistentes

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Na literatura medicinal, o conceito de um vírus respiratório ou outras infecções virais causarem doenças duradores não é algo exatamente novo. Durante a pandemia, alguns casos de pacientes com covid-19 chamaram atenção para esse tema. Em entrevista à BBC, o pesquisador Adrian Martineau, da Universidade Queen Mary de Londres, afirmou que o novo trabalho fornece validação para pacientes que enfrentam problemas desse tipo. 

"As pessoas podem realmente se sentir muito deprimidas depois de um vírus", destacou. O estudo, publicado na revista The Lancet, pediu para que os participantes relatassem qualquer doença respiratória ou outros sintomas que tivessem sentido nos primeiros dois meses de 2021 — época em que a pandemia de covid-19 ainda estava em uma situação delicada.

Em geral, nenhum participante do estudo ainda havia recebido qualquer dose de vacina contra a doença. Dos 10.171 participantes, 1.343 afirmaram ter sido infectados pela covid-19 recentemente e 472 disseram ter sido infectados por outro vírus respiratório, como gripe ou resfriado.

Nem todas as pessoas se recuperaram completamente das doenças e diversas apresentaram novos sintomas ou sintomas persistentes. Os sintomas mais comuns foram diarreia, problemas de estômago, dores musculares, problemas de sono, problemas de memória e tosse.

Investigações futuras

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Conforme foi apontado pelo estudo, a fadiga pós-viral e outros sintomas costumam afetar pessoas de qualquer idade. Outro fato curioso a respeito da gripe prolongada é que a gravidade inicial da doença nem sempre prevê o risco. Ou seja, pessoas que tiveram gripes mais severas não necessariamente sofrerão de uma gripe prolongada.

"Nossas descobertas iluminam não apenas o impacto da covid longa na vida das pessoas, mas também outras infecções respiratórias. A falta de conhecimento, ou mesmo a falta de um termo comum, impede tanto a notificação como o diagnóstico destas condições", disse a pesquisadora Giulia Vivaldi, da Universidade Queen Mary em Londres, à BBC

Segundo dados do Escritório de Estatísticas Nacionais, cerca de 1,9 milhão de pessoas no Reino Unido — o que representa 3% da população do país — sofreu de gripe prolongada somente em 2023. Contudo, o número pode ser deturpado por não sabermos ao certo exatamente quantas pessoas são afetadas e não diagnosticadas.

Em geral, a recuperação de uma infecção respiratória costuma ser lenta, independente da causa. Portanto, o tratamento para uma doença como a gripe prolongada tende a ser muito semelhante ao da infecção inicial, necessitando de muito repouso, hidratação e medicamentos de combate aos sintomas. 

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: