Prosopometamorfopsia: conheça o raro distúrbio que faz os pacientes enxergarem rostos 'demoníacos'

30/03/2024 às 19:002 min de leituraAtualizado em 01/04/2024 às 11:33

Pela primeira vez, pesquisadores demonstraram como os portadores de prosopometamorfopsia (PMO), um distúrbio que causa alterações na percepção de rostos, algumas vezes mostrando-as com aparências “demoníacas”, visualizam a face de outras pessoas.

Publicado em março de 2024 na revista The Lancet, e com apenas 75 casos relatados até o momento, o distúrbio neurológico extremamente raro é pouco compreendido, apesar de ter sido alvo de várias investigações, e costuma ser confundido com a esquizofrenia. Ele se caracteriza por mudanças na percepção visual do paciente, que passa a ver rostos deformados.

Distorções faciais relatadas pelo paciente. (Fonte: The Lancet/Reprodução)
Rosto real, à esquerda, e distorções vistas pelo paciente, à direita. (Fonte: A. Mello et al./The Lancet/Reprodução)

Os tipos de distorções percebidas, como a forma, o tamanho, a cor e a textura, variam caso a caso. Conforme os relatos, alguns portadores visualizam olhos e nariz contorcidos e deslocados, enquanto outros veem faces como se fossem de desenhos animados e há também os que enxergam aparências assustadoras.

A maioria dos pacientes não consegue avaliar com precisão uma ilustração do que veem, pois percebem distorções na própria representação. No entanto, pesquisadores da Dartmouth College, nos Estados Unidos, descobriram um portador de PMO que só visualiza as deformações ao ver um rosto presencialmente.

Distorções vistas por alguém com PMO

Outro exemplo de distorção facial relatada pelo paciente. (Fonte: The Lancet/Reprodução)
Outro exemplo de distorção facial relatada pelo paciente. (Fonte: A. Mello et al./The Lancet/Reprodução)

Sofrendo de prosopometamorfopsia há quase três anos, Victor Sharrah vê rostos demoníacos devido à condição, mas apenas se estiver frente a frente com alguém. Aproveitando isso, os autores tiraram fotos de voluntários e as exibiram para ele no computador, ao mesmo tempo, em que o homem visualizava a pessoa real.

Usando um software específico, os cientistas modificaram as fotografias com base nas descrições do paciente. O homem de 58 anos visualiza características alongadas nos olhos, boca e orelhas, além de distorções no queixo, bochechas e testa. O distúrbio não afeta sua visão ao olhar para objetos.

“Por meio do processo, conseguimos visualizar em tempo real a percepção do paciente sobre as distorções faciais”, afirmou o estudante de doutorado de Dartmouth, Antônio Mello, coautor do estudo, em comunicado. Ele relatou ainda que as mudanças em Sharrah não foram acompanhadas por crenças delirantes sobre as pessoas vistas.

O que causa a prosopometamorfopsia?

Danos cerebrais podem ser a causa do distúrbio. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Danos cerebrais podem ser a causa do distúrbio. (Fonte: Getty Images)

Embora as causas da PMO sejam desconhecidas, suspeita-se que ela esteja associada a anormalidades ou danos nas áreas do cérebro onde ocorre o processamento da visão. Em alguns casos estudados, as distorções apareceram após quadros de enxaqueca, traumatismo cranioencefálico ou AVC, mas em outros elas surgiram sem motivações aparentes.

O voluntário desta pesquisa sofreu um ferimento na cabeça há 15 anos, resultando em lesão na parte esquerda do cérebro. Além disso, passou por envenenamento por monóxido de carbono meses antes das alterações na visão aparecerem, situações que podem ter contribuído para desencadear o problema.

Ficou com alguma dúvida? Conte para gente em nossas redes sociais. Até mais!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: