Fonte da juventude: uma boa noite de sono previne sinais da idade

10/04/2017 às 13:511 min de leitura

Você já está careca de saber, mas não custa nada reforçar: dormir bem é uma das melhores formas de você se manter saudável! À medida que envelhecemos, nosso sono acaba sendo mais prejudicado por problemas de insônia, incontinência urinária e diversos outros fatores que também afetam a nossa vida.

“Quase todas as doenças que nos matam na vida adulta têm um nexo causal com a falta de sono”, diz Matthew Walker, professor de Psicologia e Neurociência e autor de um estudo sobre o sono profundo. Segundo ele, a medicina evoluiu para estender nossa vida útil, mas só agora está se voltando aos perigos em longo prazo por não dormirmos corretamente.

A falta de uma regularidade do sono pode gerar doenças cardíacas, diabetes, acidente vascular cerebral, obesidade e Alzheimer. Todos sabemos que dormir mal acarreta um dia mal-aproveitado, porém muitos de nós acabam acostumando com essas privações de sono e deixando de sentir ou de se incomodar com seus efeitos imediatos.

Quanto mais velhos ficamos, mais nosso sono se torna fácil de ser interrompido

O estudo coordenado por Walker mostrou que, quanto mais envelhecemos, mais temos dificuldades para entrar no sono profundo, que é o responsável por vários benefícios à nossa saúde. A idade também costuma desregular a chave que nos mantém dormindo: qualquer perturbação faz a gente acordar e ter dificuldades para tornar a dormir.

E se o sono profundo é o segredo para a fonte da juventude, você deve buscá-lo. Porém, os cientistas não indicam o uso de medicamentos para isso, já que esse sono induzido nem sempre é capaz de contribuir para nossa saúde igual ao sono natural. Além disso, não é o tempo de sono que influencia a sua saúde, mas sim a qualidade dele.

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: