É possível que uma pessoa acima do peso seja desnutrida?
36
Compartilhamentos

É possível que uma pessoa acima do peso seja desnutrida?

Equipe MegaCurioso
Último Vídeo

Você provavelmente já sabe que a obesidade é uma grande epidemia mundial e que a doença é alvo de muitos estudos ao redor do planeta. Uma importante questão tem surgido quando o assunto é a qualidade da comida que se ingere: afinal, é possível que uma pessoa acima do seu peso ideal seja desnutrida?

Primeiro precisamos entender que desnutrição é a falta de nutrientes essenciais ao corpo humano, que garantem seu bom funcionamento. Esses nutrientes são mais bem encontrados em produtos naturais e integrais, completamente o oposto do que é consumido por muitas pessoas consideradas obesas.

O aumento do consumo de comidas preparadas em grandes redes de fast-food ou de alimentos industrializados e repletos de corantes, aromatizantes e conservantes faz com que muitos pratos sejam calóricos, mas nada nutritivos. Ou seja, não só é possível que existam obesos desnutridos, como isso é bastante comum.

Alerta

Fonte da imagem: Pixabay

A Discovery publicou uma matéria a respeito do assunto e alertou aos leitores sobre alguns fatores básicos da boa alimentação: é preciso que se coma proteína – mesmo que você seja vegano ou vegetariano; nesse caso, vai precisar achar outras fontes desse tipo de nutriente, já que ele é fundamental ao funcionamento do corpo humano.

A nutricionista da Academia Americana de Nutrição e Dietética Dee Sandquist explica que isso acontece porque as pessoas escolhem se alimentar de maneira errada. “Quando nós não absorvemos nutrientes, nossas funções internas não trabalham tão bem e nós ficamos vulneráveis a doenças”, acrescentou Dee.

Independente do seu peso, você precisa ter uma alimentação equilibrada, com a presença de elementos como proteínas, fibras e vitaminas em geral. Para saber como anda o seu corpo nesse sentido, basta ir ao médico e solicitar um exame sanguíneo completo.

Estela Renner, uma diretora brasileira, produziu um documentário a respeito da obesidade infantil em nosso país. Ele está disponível integralmente na internet e pode ser assistido no vídeo abaixo. O filme mostra dados surpreendentes a respeito da alimentação da família brasileira de modo geral, identificando os principais vilões da nossa alimentação.

*Publicado em 9/05/2013

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.