Afinal, o que é melhor: correr ou caminhar?
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Afinal, o que é melhor: correr ou caminhar?

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Correr ou caminhar são atividades que ficam entre as preferidas de muita gente: ambas são relaxantes, ajudam a aliviar o stress, podem representar melhorias no desempenho físico e ainda são importantes para a manutenção de uma boa saúde.

No entanto, na hora de escolher entre exercícios tão parecidos, grande parte das pessoas pode se perguntar qual deles é o mais efetivo. Agora, novos estudos mostram que a resposta depende muito de seus objetivos, pois cada tipo de exercício tem seus pontos positivos.

Se você, por exemplo, quer perder peso, a corrida é, de longe, a melhor opção. Mas, se quiser escapar de doenças cardíacas, diabetes ou colesterol alto, pode contar com a caminhada. Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Berkeley e pelo Runners and Walkers Health Study foi publicada no mês passado, mostrando dados levantados com 15.237 pessoas que têm o hábito de caminhar e 32.215 pessoas que costumam correr.

Os participantes foram perguntados sobre seu peso, circunferência da cintura, dietas e detalhes sobre exercícios semanais quando se juntaram à pesquisa, e passaram novamente pelas mesmas análises seis anos depois. Praticamente todos os adeptos da corrida estavam muito mais magros do que aqueles que apenas caminhavam; além disso, a massa corporal e a medida da cintura também foram mais adequadas aos seus corpos do que as medidas daqueles que apenas caminhavam.

A principal diferença apareceu em pessoas com mais de 55 anos: mesmo diminuindo a quantidade de exercícios, eles tiveram peso e circunferência de cintura menores se comparados a pessoas da mesma idade, com o habito da caminhada.

Os motivos para que a corrida ajude mais no gerenciamento de peso em comparação com a caminhada são desconhecidos. Embora pareça óbvio que, por exigir mais esforço, a corrida consuma muito mais calorias do que a caminhada, os estudos também apontaram que, mesmo com horas andando e gastando a mesma quantidade de calorias, os indivíduos que optavam pela caminhada perdiam menos peso e mantinham a circunferência da cintura maior.

Correr pode diminuir o apetite

Os pesquisadores acreditam que o segredo para isso está na diminuição de apetite, aparentemente causada pela corrida. Os pesquisadores dividiram 19 atletas em dois grupos: um para caminhadas e outro para corridas. Todos foram direcionados a gastar a mesma quantidade de calorias em seus exercícios.

Depois de um tempo de descanso, os atletas foram liberados para um buffet, com a possibilidade de comer à vontade. Os pesquisadores então perceberam que, aqueles que haviam caminhado consumiram cerca de 50 calorias a mais do que aquilo que haviam queimado na esteira. Enquanto isso, os atletas que correram consumiram, em média, 200 calorias a menos do que o valor gasto na esteira.

No entanto, pesquisas também do Runners and Walkers Health Study demonstraram que a caminhada diminui mais ainda o risco de doenças cardíacas e diabetes, além de ajudar a controlar o colesterol. Enquanto a corrida diminuía os riscos de doenças no coração em apenas 4,5%, a caminhada tinha uma diminuição superior a 9%.

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