Quer saber o que 200 calorias de vários alimentos representam?

25/06/2013 às 11:132 min de leitura

Já publicamos aqui no Mega Curioso diversas matérias sobre as temidas calorias, algumas inclusive trazendo representações visuais com porções de determinados alimentos para que possamos comparar o conteúdo calórico de cada um. E como a maioria de nós está preocupada com a boa forma — pode confessar! —, decidimos publicar um interessante vídeo que retrata qual é o equivalente a 200 calorias de diversos alimentos.

O filme foi produzido pelo pessoal do canal ASAP Science do YouTube, e apesar de estar em inglês, basta assisti-lo para saber do que se trata — ou ficar deprimido ao descobrir quão pouquinho você pode consumir de sua comida ou bebida favorita! Você pode conferir o vídeo completo a seguir, assim como uma explicação sobre o conteúdo:

Uma caloria equivale à quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de um grama de água em 1° C. Para sobreviver, precisamos de energia, que é absorvida pelo organismo através dos alimentos e, de uma maneira geral, os seres humanos precisam consumir entre 2.000 e 2.700 calorias por dia, dependendo de fatores como a altura, sexo etc.

Fonte da imagem: Reprodução/ASAP Science

Como você pode ver, 200 calorias de maçã — ou um bom prato — equivalem a dois meros pedacinhos de queijo ou a quase duas taças de vinho. Já entre as bebidas, essa mesma quantidade de vinho equivale a uma cerveja e meia ou a apenas dois dedinhos de rum! Com relação aos ovos, três deles equivalem a uma tigela de cereais ou uma de aveia, e esses três produtos são equivalentes a um pouco menos da metade de um lanchinho apetitoso.

Comparativos

Já 200 calorias de brócolis equivalem a uma quantidade enorme desse vegetal e, em comparação, a uma mísera fatia de pizza de peperoni. E se você é fã do clássico Big Mac... vai ficar triste ao descobrir o quanto você pode comer para chegar às 200 calorias: cerca de um quarto do lanche. Aliás, se fosse possível converter a energia gerada por 217 Big Mac em combustível, daria para percorrer uma distância de 35 quilômetros com um carro.

Fonte da imagem: Reprodução/ASAP Science

Continuando com os comparativos, uma colher de manteiga de amendoim equivale a metade de um bolinho ou a um bom punhado de Doritos, enquanto que um prato cheio de aipo equivale a uma tigela de cenoura ou algumas gotas de chocolate. Com relação às saladas, embora você possa consumir uma enorme quantidade de folhas, tenha cuidado com os molhos, pois três colheres são suficientes para somar 200 calorias!

O café preto puro tem bem poucas calorias, sendo necessárias muitas e muitas xícaras para chegar a 200 calorias. Contudo, se você adicionar açúcar e creme à mistura, pode cortar a quantidade para apenas duas unidades — ou menos ainda se o café for daqueles mais incrementados.

Calorias e valor nutricional

Fonte da imagem: Reprodução/ASAP Science

O vídeo também compara o valor nutricional de alguns alimentos, tomando como exemplo o equivalente a 200 calorias de leite integral e de refrigerante. Assim, embora as bebidas doces tenham menos calorias por litro do que o leite, elas também contém muito menos nutrientes e substâncias essenciais. Outro comparativo apresentado foi o do pão branco e o pão integral, já que o segundo, apesar de ser muito mais saudável, também contém mais calorias.

Portanto, mais que ficar de olho na quantidade de calorias que consumimos, também é importante estar atento ao valor nutricional dos alimentos, dando mais importância a esse segundo fator. De qualquer forma, você percebeu que os itens mais saborosos também são os que podemos degustar em menor quantidade?

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: