Vídeo mostra o que 2.000 calorias representam em alimentos
06
Compartilhamentos

Vídeo mostra o que 2.000 calorias representam em alimentos

Último Vídeo

Inspirado em uma publicação recente do wiseGEEK que mostra porções de diferentes alimentos somando 200 calorias, o BuzzFeed criou um vídeo aumentando a proporção calórica para 2.000 unidades, que é uma média de referência de consumo diário para um adulto.

No vídeo, além de mostrar a quantidade de cada produto para atingir essa marca calórica, você vê também a equivalência entre lanches gordurosos e comidas mais saudáveis, ou ainda quantas fatias de pão correspondem a um pack de Budweiser.

Claro que ninguém precisa consumir 2.000 calorias de um mesmo alimento em um dia, mas o vídeo tem surpresas interessantes. Alguns alimentos são (muito) mais calóricos do que poderíamos imaginar, e outros itens parecem ser muito gordurosos.

Ideia distorcida

Embora o vídeo seja muito interessante para se comparar a porção dos alimentos, ele pode induzir ao erro ao criar a falsa percepção de que é mais benéfico à saúde comer bacon do que frutas ou saladas. Caloria é apenas uma unidade de medida energética e ela não pode ser levada em consideração isoladamente.

Calorias advindas de gorduras podem ter a mesma quantidade energética que as de carboidratos, porém são distintas em qualidade (calorias provenientes de gorduras aumentam o colesterol, como cita o site YouthFitAfrica).

Sendo assim, vale a pena realizar a seguinte comparação: tanto o pão branco quanto o pão integral podem ter a mesma carga calórica, no entanto o corpo ao metabolizar ambos alimentos vai eliminar muitos mais calorias do pão integral (rico em fibras) do que o do pão branco.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.