Porquinhos podem estar produzindo substâncias letais nas piscinas sem saber

27/03/2014 às 05:181 min de leitura

Todo mundo sabe que existem aqueles porquinhos que morrem de preguiça de sair da piscina para fazer xixi, deixando a coisa rolar ali mesmo, no meio de todo mundo. Afinal, ninguém tá vendo, e um pouco de urina não vai fazer mal, não é mesmo? O que esse pessoal provavelmente não sabe é que essa substância reage com o cloro presente na água formando compostos que podem ser perigosos para a saúde.

Segundo o site ars technica, um estudo revelou que, quando a urina entra em contato com a água clorificada, são formados os compostos químicos cloreto de cianogênio e tricloramina, substâncias associadas com problemas no coração, sistema nervoso e pulmões. O pior é que a contaminação não ocorre apenas quando a água da piscina é acidentalmente — ou não — engolida. No caso do cloreto de cianogênio, basta com que ele seja inalado para fazer mal.

Lugar de xixi é no banheiro!

Fonte da imagem: Pixabay

No entanto, apesar do alerta, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, a concentração máxima desses compostos na água não deve ultrapassar a quantidade de 70 microgramas por litro. Por sorte, a equipe responsável pelo estudo detectou a presença de aproximadamente 33 microgramas por litro em uma piscina com 8 microgramas de cloro por litro de água, quantidade muito maior do que a normalmente utilizada nas piscinas.

Apesar de as informações da OMS apontarem que as piscinas públicas não oferecem nenhum risco iminente de que os frequentadores sofram intoxicação, os pesquisadores explicaram que, no caso de estruturas cobertas, vale lembrar que tanto o cloreto de cianogênio como a tricloramina são compostos voláteis que podem potencialmente afetar a qualidade do ar. Em outras palavras, porquinhos, por favor, não sejam preguiçosos e parem de fazer xixi nas piscinas!

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: