O quão perigoso realmente é lamber a vasilha com os resquícios de bolo?
771
Compartilhamentos

O quão perigoso realmente é lamber a vasilha com os resquícios de bolo?

Equipe MegaCurioso
Último Vídeo

Quando os pais fazem bolos para os seus filhos, muitas crianças esperam o momento de lamber os resquícios que sobram nos recipientes em que a massa foi preparada. Contudo, muitas pessoas dizem que esse costume não é nem um pouco aconselhável ou, nas palavras das mães preocupadas, “você ficará doente se comer isso!”.

Infelizmente, elas estão certas, pois a massa contém ovos crus, ou seja, os pequenos correm o risco de se contaminar com salmonella – aquela bactéria capaz de causar alguns efeitos colaterais extremamente desagradáveis, como diarreia e vômito. Apesar disso, muitos continuam a lamber os recipientes e a comer outros pratos que também contêm ovos crus (e, consequentemente, salmonela), como a salada caesar.

Na dúvida, é melhor evitar

A salmonelose, que é a infecção causa pelas bactérias da salmonella, ocorre primeiramente quando os microrganismos infectam as galinhas que fornecem os ovos que comemos. O problema é que não há como identificar quais ovos estão infectados ou não – e é por isso que médicos sempre recomendam que todos os ovos sejam bem cozidos antes de consumidos, já que as bactérias morrem no calor.

Sarah Bennet, do Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos, é bem enfática ao dizer que nós não deveríamos nos alimentar de ovos crus, seja em saladas ou nos tão disputados resquícios de bolo. Entretanto, com a grande quantidade de alimentos que são feitos com ovos sem serem cozidos, o risco de se deparar com a salmonella é bem grande.

Apesar de as infecções serem relativamente comuns, Bennet diz que ocorrem poucas hospitalizações nos Estados Unidos. As mortes também são extremamente raras, já que acontecem quando a bactéria se espalha do intestino para a corrente sanguínea e o paciente não passa por qualquer tipo de tratamento com antibióticos. Seja como for, você já sabe que é melhor evitar os ovos crus e, consequentemente, deixar para lá as vasilhas com restos de massa de bolo. 

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.