Tudo o que você queria saber sobre as zonas erógenas femininas e masculinas

05/03/2015 às 05:064 min de leitura

Todo mundo tem uma noçãozinha de quais são as principais zonas erógenas em homens e mulheres, não é mesmo? Entretanto, além do basicão, existem outras áreas do corpo que, quando estimuladas com jeitinho, podem levar qualquer um às alturas.

O problema é que nem todos dão muita atenção a essas outras áreas — sem falar que nem todo mundo sabe quais são elas ou como elas funcionam! Ou você vai dizer que não se lembra da cena de Friends na qual Monica revela o “mapa dos sete” ao desinformado Chandler?

Bem, como você viu na cena acima, quando o assunto são as zonas erógenas, a coisa pode ser um pouco mais complexa do que parece. Afinal, você saberia listar — sem titubear — quais são os sete locais apontados pela Monica?

Por sorte, Emily Shoemaker do portal The Greatist pesquisou um bocado sobre o tema e publicou um verdadeiro “guia” sobre as zonas erógenas do corpo feminino e masculino — e listando os respectivos “sete” de cada um —, e nós aqui do Mega Curioso vamos explicar como tudo funciona para você. Começando com as damas...

1 – O famoso

Já que vamos falar do básico ao avançado, que tal começar pela mais famosa parte do corpo feminino associada ao prazer? O clitóris, conforme já falamos aqui no Mega Curioso, conta com milhares de terminações nervosas e, portanto, é extremamente sensível. Além disso, pesquisas confirmaram que a estimulação desse local — especialmente por meio de pressão leve e vibração — é a forma mais rápida e segura de levar uma mulher ao orgasmo.

2 – Ponto mítico

Você já deve ter ouvido falar sobre o mítico Ponto G, não é mesmo? Pois vira e mexe aparece um estudo comprovando sua existência — supostamente entre a vagina e a uretra, a cerca de 15 milímetros da entrada do canal vaginal —, só para ser desmentido depois por outra pesquisa que nega sua presença.

Debates a parte, os especialistas parecem concordar que o interior da vagina possui terminações nervosas, e muitas mulheres afirmam experimentar orgasmos superintensos quando recebem estimulação mais profunda. Por outro lado, a região mais próxima à entrada do canal vaginal costuma responder melhor a uma estimulação mais suave.

3 – Smack

Apesar de algumas pesquisas apontarem que o beijo parece ter um papel mais importante quando o assunto é estreitar os laços afetivos entre os casais — e nem tanto na excitação sexual —, levantamentos apontaram que muitas mulheres consideram os lábios e a boca como uma importante zona erógena. Portanto, não custa nada caprichar nas “bitocas”, não é mesmo?

4 – Pescoço

Um levantamento mundial revelou que a mulherada considera o pescoço, incluindo a nuca, como uma das principais zonas erógenas. Curiosamente, um estudo apontou que essa região do corpo é especialmente sensível ao toque suave em pessoas com baixo índice de gordura corporal, mas, no geral, ninguém gosta muito que peguem pesado com seus pescoços — nem que deixem marcas roxas horrorosas para trás.

5 – Shhhh...

Outra unanimidade quando o assunto são as zonas erógenas são as orelhas. Elas são dotadas de muitas terminações nervosas — que as tornam supersensíveis ao toque — e, apesar de não existirem muitos estudos que expliquem sua ligação com a excitação sexual, no Vietnã, por exemplo, muita gente jura de pés juntos que existe um Ponto G nas orelhas.

6 – Peitoral

É fato que homens — e também mulheres! — gostam de ficar apreciando seios femininos, e a verdade é que eles têm motivos para existir, e não estamos nos referindo apenas a razões alimentícias! De acordo com um estudo, a estimulação dos mamilos ativa a mesma região cerebral que processa as sensações percebidas pelo clitóris e pela vagina e, da mesma forma como acontece com o clitóris, os mamilos geralmente respondem bem à pressão e vibração.

7 – Colo

Localizado na parte inferior do útero, o colo também é dotado de terminações nervosas e parece responder tanto à pressão como à estimulação mais leve, o que significa que essa região deve ser tratada com cuidado. Além disso, algumas pesquisas apontaram que a vagina, o clitóris e o colo respondem de forma diferente e independente a estímulos sexuais específicos.

Agora, que tal desvendar o “mapa dos sete” masculino?

1 – Pescoço

Embora de maneira uma geral a estimulação do pescoço — e da nuca — não tenha um resultado tão intenso como o descrito pelas mulheres, os homens também consideram essa região como uma das principais zonas erógenas. Essa área apresenta grande sensibilidade a vibrações de baixa frequência, o que significa que, assim como a mulherada, os rapazes preferem que peguem leve com seus pescoços.

2 – Smack... também!

Tal como ocorre com as mulheres, os lábios e a boca são considerados como uma importante zona erógena pelos homens. E essa região é especialmente sensível e responde tanto ao toque como à pressão e à temperatura.

Além disso, a ação de beijar desencadeia a liberação da oxitocina, um hormônio associado com as sensações de intimidade e proximidade, ou seja, aquilo que falamos no item 3 das mulheres, sobre o beijo ter um importante papel no estreitamento de relações afetivas.

3 – Mamilossss

Não pense você que apenas os mamilos femininos têm poder! Embora os masculinos não possuam qualquer utilidade... prática, assim como nas mulheres, eles contam com numerosas terminações nervosas — e muitos rapazes apreciam bastante a estimulação cuidadosa de seus mamilos.

4 – Areazinha nervosa

Sabe aquela areazinha localizada entre o escroto e o ânus? Então, ela se chama períneo, e está conectada a uma porção de nervos pra lá de importantes para os homens, já que eles são os responsáveis por transmitir as sensações de prazer dos genitais ao cérebro. Portando, não é a toa que essa seja uma das mais importantes zonas erógenas do corpo masculino.

5 – Psiu

Assim como acontece com as mulheres — veja o item 5 do “mapa dos sete” feminino —, as orelhas são uma das zonas erógenas favoritas dos homens. Aliás, de acordo com alguns levantamentos, elas ficam apenas atrás pênis e dos testículos quando o assunto é votar em quais são as partes do corpo que mais ajudam os homens a chegar lá. E por falar em testículos...

6 – Testículos

Quem tem sabe que essa parte do corpo é repleta de terminações nervosas e, portanto, é extremamente sensível — a pancadas e — ao toque. Portanto, não é a toa que os testículos estão entre as principais zonas erógenas masculinas. No entanto, infelizmente não existem pesquisas científicas que atestem sobre o melhor método de estimulação dessa região, mas, como qualquer rapaz pode alegar, o manuseio deve ser realizado com cuidado.

7 – O grande protagonista!

Bem, deixamos o pênis por último por que, obviamente, esta é a região favorita do corpo masculino quando o assunto é obter prazer sexual. E tanto experimentos realizados em laboratório como fora dele parecem comprovar que a estimulação peniana contribui significativamente para a satisfação masculina.

***

Apesar de as sete regiões do corpo que descrevemos acima serem consideradas como as principais zonas erógenas de homens e mulheres, vale destacar que cada indivíduo pode contar com lugarezinhos secretos — e inusitados — que, quando estimulados, podem provocar reações de excitação e prazer sexual. A melhor forma de descobrir quais são eles? Através da experimentação individual e de uma boa comunicação com o seu parceiro.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: