Dia do Orgasmo: alcance o prazer sem stress

31/07/2012 às 03:006 min de leitura

Fonte: Thinkstock

Hoje é o Dia Mundial do Orgasmo e, para comemorar a data, o TodaEla dará algumas dicas e informações sobre o tema, contando com alguns esclarecimentos da sexóloga Walkíria Fernandes.

A data foi criada na Inglaterra no dia 31 de julho por redes de sex shops a fim de estimular o uso de artigos dessas lojas para aumentar o prazer dos casais. Estas redes realizaram pesquisas que revelaram que 80% das mulheres inglesas não atingem o clímax em suas relações. E isso, infelizmente, não acontece somente com as britânicas, não.

Apesar de toda a revolução sexual feminina das últimas décadas, ainda existem muitas dúvidas em relação ao assunto por parte de diversas mulheres no mundo inteiro.

Mesmo com toda a informação existente hoje em dia, ainda há mulheres com dificuldades para chegar lá. Portanto, mais do que “técnicas infalíveis”, queremos colocar também em discussão as questões que podem impossibilitar a busca pelo orgasmo para você se livrar de tabus, conhecendo melhor o seu corpo e, principalmente, a sua capacidade de sentir prazer.

A mídia está repleta de notícias da “solução definitiva” para as mulheres que têm problemas para chegar ao orgasmo. Porém, não há uma fórmula infalível para isso. Afinal, nenhuma mulher é igual à outra e os fatores que possibilitam chegar ou não ao prazer mudam de acordo com as características de cada uma delas.

Não dá pra dizer, por exemplo, que todas as mulheres chegam mais rápido ao orgasmo em uma posição sexual específica. Isso depende da preferência de cada uma e de como ela se sente melhor.

Entretanto, assim como acontece nos setores da beleza e no profissional, a sociedade e a mídia impõem padrões e regras muitas vezes impossíveis de serem cumpridas. Assim, cada vez mais, as mulheres se sentem tão pressionadas a terem orgasmos em todas as vezes que tem relações, que acabam se sentindo frustradas quando isso não acontece, gerando as situações em que fingem prazer também para satisfazer o parceiro.

Fonte: Thinkstock

De acordo com a sexóloga Walkíria Fernandes, o orgasmo também é visto atualmente como um luxo que deve ser divulgado para todos: “É comum as pessoas falarem coisas que possam dar a impressão de que elas têm um desempenho sexual fantástico. Há algum tempo isso era feito apenas pelos homens. Atualmente, isso faz parte do universo feminino também. Não é raro entre as rodas femininas ouvir os comentários de quantos orgasmos cada uma tem nas suas relações sexuais. Cada uma querendo superar a outra e, aquelas que não conseguem atingi-los, ou se calam ou são vistas como diferentes das outras, quase como um E.T.”, afirma Walkíria.

A preocupação em torno do que as outras pessoas vão pensar pode ser um dos grandes motivos pelos quais as mulheres têm dificuldades no prazer, de acordo com a sexóloga. “Existe uma grande necessidade de afirmação e a preocupação com a imagem que o outro fará dela. Parece existir uma concorrência entre as pessoas, de quem é mais rico, mais bonito, mais inteligente, mais poderoso etc.. Desta forma, quando algumas mulheres não conseguem atingir orgasmo na penetração, elas fingem para não dar ao parceiro a impressão de que são ‘menos’ que as outras e por receio de serem deixadas por ele, já que normalmente o homem se sente responsável pelo orgasmo da mulher”.

“Quando esse orgasmo não ocorre, ele pode ficar inseguro quanto ao desempenho dele. Por isso muitos homens cobram tanto o orgasmo da parceira, com a penetração. Quanto maior a cobrança dele ou dela mesmo, mais difícil fica o orgasmo”, complementa a sexóloga.

O certo seria tirar proveito dos momentos a dois da melhor forma, de um jeito natural em que o orgasmo acontecesse como uma agradabilíssima consequência e não uma obrigação que pode até atrapalhar a relação sexual.

Contudo, simular um prazer não obtido não é uma boa para você e nem para o seu relacionamento, além de você não aproveitar os benefícios de uma vida sexual mais prazerosa. Geralmente, a questão da falta de orgasmo está em um único órgão: o cérebro. Mas, porque acontece com tantas mulheres?

Estatísticas do prazer

De acordo com uma pesquisa recente feita pela Temple University, nos Estados Unidos, e divulgada no Live Science, o fingimento pode acontecer pela insegurança feminina e até medo da intimidade. Aproximadamente 60% das mulheres heterossexuais entrevistadas no estudo já fingiram um orgasmo durante a relação sexual.

A pesquisa foi realizada com 366 mulheres entre 18 e 32 anos, que afirmaram que fingiam devido ao receio de intimidade, insegurança em relação ao seu desempenho na cama ou porque simplesmente gostariam que a relação acabasse logo.

Um pequeno grupo de participantes disse que fingiu orgasmos para melhorar a sua própria excitação sexual e foi comprovado que, na verdade, esse conjunto de mulheres tinham níveis mais altos de satisfação sexual. O que revela que fingir um pouquinho, bem de vez em quando mesmo, pode até ser benéfico para alcançar o prazer.

Fonte: Thinkstock

Outra pesquisa, feita pela Columbia University, apontou que as mulheres fingem por medo da infidelidade masculina com uma forma de “segurar” os seus pares. Porém, pesquisas à parte, outros fatores que ainda podem levar as mulheres a fingirem também podem ser stress, falta de “habilidade” do parceiro, ansiedade, depressão, conceitos religiosos ou disfunções que merecem atenção médica. O medo de ser considerada frígida também faz parte dos fatores pelos quais elas fingem.

Um estudo conduzido pelo Projeto de Sexualidade da USP (ProSex) também revelou que 50% das brasileiras têm problemas relacionados à falta de orgasmo.

Clímax despreocupado

De acordo com a sexóloga Walkíria Fernandes, a chave para se chegar ao orgasmo mais facilmente é não se preocupar tanto com ele. “A partir do momento em que ela não se preocupa com o que o outro irá pensar dela — ou se ele está esperando que ela tenha orgasmo —, aí sim ela consegue se envolver eroticamente, se excitar e chegar ao orgasmo”, afirma.

A dica da especialista é de ser uma pessoa mais assertiva e despreocupada, livre de tabus e julgamentos. “As nossas respostas sexuais não obedecem aos nossos comandos. Quanto mais uma mulher ficar na expectativa de chegar ao orgasmo, menos chance ela terá de obtê-lo. Se apesar disso ela não consegue chegar ao orgasmo, deve buscar uma terapia para obter essa ajuda”, sugere Walkíria.

Fonte: Thinkstock

Levantando a questão da necessidade de um tratamento, a profissional comenta: “Cada caso deve ser avaliado para que possam ser entendidas as causas da dificuldade em se atingir o orgasmo. Fatores psicológicos obviamente podem ser responsáveis por essa dificuldade, assim como a qualidade do relacionamento conjugal”.

Walkíria destaca a importância de a mulher conhecer melhor o seu corpo: “No processo da terapia, tudo isso é visto e trabalhado. Existem sim algumas sugestões e orientações que o sexólogo pode dar para ajudar a mulher se perceber melhor, conhecer melhor o seu corpo, suas sensações e reações”.

O trabalho através da Terapia Sexual, que é a mais indicada para esse objetivo, conta com tudo isso e outras questões mais específicas para cada caso.

“Um dos principais focos da Terapia Sexual é a assertividade, pois, não tem como uma pessoa sentir prazer e chegar ao orgasmo, se ela não está focada nas suas sensações eróticas, porque está voltada para a impressão que irá causar no parceiro. A melhor forma de ter esse prazer no sexo é então conseguir focar a sua atenção nas suas sensações eróticas, ou seja, é ser capaz de curtir tudo o que está acontecendo. A excitação sexual virá em consequência disso e o orgasmo em seguida, quando não é colocado nenhum obstáculo a ele”, finaliza Walkíria Fernandes.

Mais dicas

As dicas que você vê abaixo não são novidades para ninguém que busca mais prazer. Entretanto, vale sempre relembrar para colocar todas em prática na hora do “vamos ver”. Confira:

Fonte: Thinkstock

  • Conheça o seu corpo – Quando estiver sozinha, toque o seu corpo e descubra as áreas que mais lhe excitam. Veja a masturbação como um hábito saudável, que também pode lhe ajudar muito a descobrir como ter prazer a dois;
  • Invista nas preliminares – Se o seu parceiro gosta de ir para a penetração de cara, tenha uma conversinha com ele e guie o rapaz para um processo mais lento e prazeroso, de forma que seu corpo seja explorado por ele para você ficar mais excitada e obter mais prazer;
  • Não tenha pressa – A rapidinha pode ser muito excitante em algumas situações, porém, no geral, uma relação sexual mais prolongada pode ser bem mais aproveitada. Principalmente por você;
  • Experimente brinquedinhos para apimentar a relação – Você ainda tem vergonha de fazer uma visita ao sex shop? Esqueça a timidez e explore as possibilidades que essas lojas têm para oferecer. Existe uma variedade de brinquedinhos que podem deixar a sua relação sexual mais prazerosa e divertida. Além disso, muitos deles são tão discretos, que você pode até levar na bolsa;
  • Não leve as preocupações para a cama – Problemas no trabalho? Discussões com a família? Conta no vermelho? Deixe tudo isso do lado de fora do seu quarto na hora de transar. Tente esquecer todos os problemas nessa hora;
  • Deixe-se levar e esqueça a timidez – Uma gordurinha ali, uma estria aqui: isso ainda te deixa tímida na hora de transar? Pois, saiba que a maioria dos homens nem reparam nessas questões, que podem atrapalhar o seu rendimento na cama. Liberte-se dessas preocupações e se entregue na relação;
  • Fale as suas preferências para o parceiro – Existe uma posição que você sente mais prazer, mas o seu parceiro não faz com frequência? Talvez seja falta de você falar para ele como você gosta. Não esconda as suas preferências por vergonha ou receio de ele não gostar. Para eles, qualquer posição é boa;
  • Dê uma mãozinha para o prazer – Você está superexcitada, a relação está excelente, mas você acha que mesmo assim não vai conseguir chegar lá? Dê uma ajuda ao seu prazer com a masturbação. Não tenha vergonha, isso pode ser também muito excitante para ele;
  • Aposte em lingeries – Que tal fazer algumas surpresinhas com peças de lingerie mais sexy? Isso está ao alcance das mulheres de todas as classes sociais. Existem peças lindas tanto em lojas de departamentos quanto nas mais luxuosas. Confira algumas dicas para você se inspirar nesta galeria do TodaEla;
  • Teste novas posições e experiências – Se você está acostumada com apenas duas ou três posições sexuais, talvez esteja na hora de você pesquisar e dar uma diversificada no cardápio. Aqui neste link do TodaEla, do Dia do Orgasmo de 2011, você pode conferir um artigo especial com algumas posições excitantes;
  • Leia mais sobre o assunto e assista filmes para se inspirar - Informe-se sempre sobre sexo, tanto de forma científica e instrutiva quanto de maneira divertida através de livros ou filmes. Com as inspirações desses artifícios na memória, você pode deixar os seus momentos mais quentes.

* * *

Colaborou neste artigo:
Walkíria Fernandes - Sexóloga
sexologawalkiriafernandes.com

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: