Cientistas acreditam que vida extraterrestre pode estar em planetas roxos
732

Cientistas acreditam que vida extraterrestre pode estar em planetas roxos

Último Vídeo

Você sabe que uma das principais dúvidas da humanidade diz respeito à existência de vida em outros planetas e galáxias. Agências espaciais fazem altos investimentos em tecnologia para conseguir colher a maior quantidade de material possível de alguns planetas vizinhos a fim de estudá-los melhor e, quem sabe, descobrir se alguns deles já tiveram – ou ainda têm – condições de vida.

O Mega Curioso publicou, há alguns dias, uma animação que mostra que Marte pode ter sido igual à Terra há muito, muito tempo – ou seja, se as condições eram iguais, talvez o Planeta Vermelho já tenha tido vida algum dia.

Alguns estudos recentes indicam, porém, que as buscas por vida extraterrestre já têm um foco mais específico: o planeta roxo. Graças à recente possibilidade de se analisar o espectro de luz de exoplanetas, a procura pela vida fora da Terra pode ficar mais “fácil”.

Bactérias púrpura

Fonte da imagem: Reprodução/letroisiemeoeuvre

Esther Sanromá, do Instituto de Astrofísica das Ilhas Canárias, acredita que um planeta precisa emitir espectro roxo para ser considerado habitável. E por que roxo? Porque essa é a cor típica da proliferação de bactérias púrpura – micro-organismos presentes no início da vida em nosso planeta. Portanto, algum outro planeta que tenha essa vida bacteriana pode ter outros tipos de vida também. Vem dessa relação o novo indicativo de busca.

A proliferação bacteriana não é o único índice referente à vida. Alguns cientistas apostam na procura por diferentes gases atmosféricos e até mesmo uma análise vegetativa mais profunda.

De qualquer forma, essas buscas não estão muito próximas de serem concluídas. No caso da bactéria que deixaria um planeta roxo, é preciso entender que ela pode se comportar de outras maneiras em outros planetas – isso se ela existir, é claro. Quando o assunto é Astronomia, cada pequeno passo é demorado, e toda minúscula descoberta é uma grande vitória.