(Fonte da imagem: Reprodução/BBC)

De acordo com a BBC, existe uma espécie de verme marinho que se alimenta de ossos e usa uma secreção ácida para perfurar essa estrutura. Conhecido como Osedax — ou devorador de ossos, em latim —, o zumbi dos mares vive no fundo dos oceanos e ataca os esqueletos de baleias e outros peixes mortos.

Os vermes-zumbi foram descobertos apenas em 2002, mas só agora os cientistas conseguiram desvendar como funciona o seu mecanismo de alimentação. Os Osedax não possuem boca ou dentes, e ninguém sabia ao certo como é que eles faziam para perfurar os ossos dos animais.

Devoradores de ossos

Os pesquisadores já haviam observado que essas minúsculas criaturas contam com bactérias simbióticas em seus organismos capazes de digerir os elementos que eles absorvem dos ossos, e um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriu que os pequenos vermes contam com enzimas que produzem uma secreção ácida capaz de corroer o “alimento”.

Os vermes-zumbi foram descobertos acidentalmente por pesquisadores do MBARI (Monterey Bay Aquarium Research Institute), causando fascínio desde então. Em um primeiro momento, os cientistas apenas encontraram espécimes fêmeas, observando, mais tarde, que os machos, na verdade, vivem no interior delas.

Fonte: BBC