publicidade

Pássaros venenosos? Eles existem e podem ser fatais para os seres humanos

08/05/2018 às 02:012 min de leitura

Quando falamos em animais venenosos, você provavelmente se lembrará de aranhas, de escorpiões, de cobras ou de outros seres similares. O que certamente não passará pela sua mente são os pássaros, não é? Pois bem, prepare-se para saber que existem sim pássaros venenosos no mundo (e com um veneno bastante poderoso), porém que só são encontrados em determinadas regiões de Papua Nova Guiné, nas ilhas da Oceania.

Estamos falando do Pitohui dichrous, um pequeno pássaro com tons pretos e alaranjados que traz em suas penas e pernas as toxinas batratoxinas, também presentes em muitas espécies de rãs venenosas. A descoberta do veneno desse animal é recente para os cientistas, pois ocorreu há poucos anos, sendo que ele não é totalmente entendido pelos biólogos. Além disso, ele é considerado o único pássaro venenoso do mundo.

Aparentemente, esses pássaros conseguem absorver o veneno encontrado nas suas presas, como os besouros Choresine (que também são peçonhentos), e depositá-lo em seu próprio corpo, também criando um sistema de defesa bastante fatal. Eles são imunes ao veneno do besouro, porém de algum modo as toxinas ficam presentes em seu corpo permanentemente.

Fonte da imagem: Science Blogs

Os nativos de Papua Nova Guiné não comem o pássaro e nem se aproximam muito dele, já que o animal pode ocasionar sensação de dormência e paralisação dos músculos. Se ele realmente for ingerido por alguém, pode gerar sérios problemas de saúde ou paralisar o coração, ocasionando óbito imediato.

Existem várias espécies do Pitohui que são identificadas pelo tipo de coloração. Quanto mais vibrantes forem suas cores, mais venenoso o pássaro será. Como ocorre o envenenamento? Simplesmente ao tocar no animal, especialmente se você possuir algum tipo de ferida na pele e entrar em contato com as penas do Pitohui.

Fonte da imagem: Reprodução/Science Blogs

Mas fique tranquilo: para que os problemas realmente sejam sérios, você deve entrar em contato com muitos desses pássaros. Sem falar que eles estão bem longe aqui do Brasil – pelo menos você já sabe que terá que se cuidar bastante se tirar as férias em Papua Nova Guiné.

*Publicado originalmente em 13/12/2013.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: