Clones dos mares: biólogos capturam colônia marinha rara em vídeo
19
Compartilhamentos

Clones dos mares: biólogos capturam colônia marinha rara em vídeo

Último Vídeo

O vídeo a que você vai assistir logo abaixo, embora pareça mostrar um enorme tubo de plástico semitransparente flutuando no mar, traz imagens de uma colônia conhecida como pirossomo com cerca de 18 metros de comprimento. Essas estruturas são compostas por criaturas marinhas chamadas tunicados, que se unem às centenas ou milhares para formar colônias cilíndricas e translúcidas que variam de alguns centímetros até vários metros de comprimento.

De acordo com o site Deep Sea News, os pirossomos mais longos são compostos por milhares de tunicados que, por sua vez, são indivíduos capazes de produzir clones de si mesmos para aumentar a colônia. Além disso, essas criaturas se encontram fisicamente conectadas compartilhando tecidos, formando uma estrutura oca que conta com uma abertura em uma das extremidades.

Indivíduos interligados Fonte da imagem: Reprodução/Stefan Siebert

Ainda segundo a matéria, nos pirossomos maiores esse orifício de entrada pode contar com até dois metros de diâmetro, ou seja, grande o suficiente para “engolir” uma pessoa adulta. No entanto, se algum dia você estiver mergulhando e se deparar com uma criatura dessas, não tenha medo! Os pirossomos não estão interessados nos humanos. Eles se alimentam de partículas presentes na água, e, para capturá-las, funcionam como filtros.

Aliás, para realizar essa filtragem, os pirossomos sugam a água e a expulsam através da abertura de sua extremidade, usando esse mecanismo para criar impulso e se locomover pelo oceano. E você, leitor, já conhecia esse tipo de colônia marinha?

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.