Confira mais alguns dos melhores arquitetos e engenheiros da natureza

20/10/2014 às 08:012 min de leitura

Há alguns meses, você pode conferir aqui no Mega Curioso um artigo sobre os animais que criam casas incríveis, sendo alguns dos melhores “arquitetos” da natureza. Agora, temos mais uma leva dessas espécies que constroem moradias com estruturas impressionantes. Confira abaixo quais são elas.

1 – Tecelão-sociável

O tecelão sociável — ave nativa da África do Sul, Namíbia e Botswana — tece enormes ninhos que podem hospedar centenas de aves em várias gerações. Estes ninhos, feitos de galhos e capim, são permanentes. As câmaras internas mais profundas mantêm uma temperatura mais elevada durante a noite, permitindo que os pássaros fiquem aquecidos e confortáveis.

2 – Abelhas de mel

As abelhas melíferas usam cavernas, cavidades rochosas e árvores ocas como locais de nidificação natural. O ninho é composto por vários favos, paralelos uns aos outros, com um espaço relativamente uniforme. A colmeia tem geralmente uma única entrada e as abelhas costumam ocupar esse ninho por vários anos.

3 – João-de-Barro

O João-de-Barro constrói o seu ninho com barro e palha. Estes ninhos fortes e resistentes ajudam a prevenir a predação e, uma vez abandonados, podem fornecer abrigo para outras aves com um lugar relativamente seguro para se viver.

4 – Vespas

As vespas do tipo sociáveis constroem ninhos de polpa vegetal, resina e outros materiais. Estas são compostas por camadas de favos de celulose internos (semelhantes aos favos de mel de abelha na aparência, mas não no material) rodeados por um invólucro.

5 – Castor

Os castores constroem casas que represam córregos para inundar áreas de floresta até certa profundidade. Eles, então, constroem entradas submersas que lhes permitem evitar predadores e arranjar comida no inverno com mais facilidade. As barragens feitas por eles podem ser bastante grandes.

6 – Montezuma

O pássaro de nome Montezuma oropendola tece seus ninhos com pequenas videiras e grama. Eles normalmente vivem em colônias de cerca de 30 aves, que incluem um macho dominante que se copula com as fêmeas.

7 – Andorinhas

As andorinhas constroem ninhos de diversos materiais, mas algumas nem sequer se dão a esse trabalho, preferindo ninho em cavidades abandonadas. Certas espécies de andorinha, no entanto, criam os seus ninhos principalmente usando a sua própria saliva. Estes ninhos são comestíveis para humanos e considerados uma iguaria na China.

8 – Mariposa d’água

Quando a mariposa d’água sai da fase de larva para pupa, ela tece um casulo duro de minúsculas pedrinhas, areia, conchas e outros detritos do leito de lagos ou rios onde vive. Ela une estes elementos, juntamente com fios de sua própria seda para se proteger e crescer de forma segura para a vida adulta.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: