Ciência
18/01/2019 às 04:00•1 min de leitura
Uma das ilusões de óticas mais conhecidas de todos os tempos é a da “parede de café” (o item 7 desta lista), redescoberta em 1973 nos azulejos de uma cafeteria na cidade de Bristol, na Inglaterra. Originalmente, ela data de 1898, quando ainda era chamada de “ilusão do jardim de infância”.
A confusão acontece por causa da forma como os neurônios interagem em nosso cérebro. Diferentes células percebem as cores claras e as escuras; assim, elas acabam entrando em atrito quando imagens muito semelhantes, porém de cores diferentes, são colocadas de forma alinhadas como na imagem em questão.
Ilusão foi redescoberta em uma parede de café
A mágica e ilusionista Victoria Skye resolveu atualizar essa imagem e criou uma versão 2017 para a tal “ilusão da parede do café”. Para isso, ela acrescentou pequenos quadradinhos divididos em partes brancas e pretas para criar a sua ilusão.
Na figura, temos a impressão que as linhas azuis estão na diagonal, fazendo um verdadeiro zigue-zague, além de terem uma leve curvatura (resultado dos tais quadradinhos). Porém, essas linhas são retinhas e paralelas. Duvida? Então confira a imagem sem alguns de seus elementos: