Ciência
02/10/2017 às 09:43•1 min de leitura
O Oriente é lar de diversas tradições e festivais superinteressantes, e um deles é um que ocorre todos os anos em Furubira, uma cidade situada em Hokkaido, no norte do Japão. De acordo com o pessoal do site Grape, a celebração consiste em um evento no qual pessoas vestindo fantasias espetaculares atravessam cortinas de fogo. Confira uma imagem a seguir:
(Twitter/Katsu - @katuka2)
Segundo a publicação do Grape, quem passa através das chamas são indivíduos fantasiados de Tengu — ou “Cães Celestiais” — que, de acordo com o folclore japonês, são entidades desordeiras e travessas que habitam as montanhas. Mais precisamente, a figura principal que aparece nas imagens simboliza Sarutahico, uma divindade da tradição Shinto que seria o grande ancestral desses espíritos baderneiros.
(Twitter/Katsu - @katuka2)
De acordo com Meg Murphy, do site RocketNews 24, a pessoa representando essa figura folclórica usa uma máscara com um longo nariz, veste elaborados robes vermelhos e atravessa os impressionantes pilares de fogo acompanhado de quatro garotos locais que, por sua vez, guiam uma espécie de boneco que representa um leão.
(Twitter/Katsu - @katuka2)
Juntos, os meninos e a divindade realizam uma dança ritualística chamada shishi-mai — ou dança do leão —, e a performance é embalada pelo som de tambores japoneses. As imagens que você viu ao longo da matéria, assim como as que você pode ver a seguir, foram registradas durante o último festival, celebrado no Templo de Ebisu em meados de setembro, pelo músico e fotógrafo japonês Katsu, e são simplesmente espetaculares. Confira:
(Twitter/Katsu - @katuka2)
(Twitter/Katsu - @katuka2)
(Twitter/Katsu - @katuka2)
(Twitter/Katsu - @katuka2)