Papai Noel está morto: a real tumba de São Nicolau pode ter sido encontrada

25/12/2020 às 08:002 min de leitura

Nicolau de Mira nasceu na antiga cidade de Patara, atualmente território da Turquia, no ano de 280 d.C.. Sua história é um pouco enigmática, mas acredita-se que seus pais faleceram enquanto ele ainda era jovem. Nicolau, então, vendeu tudo o que a família tinha e passou a ajudar os mais pobres.

Ele tinha um especial apreço pelas crianças e suas mães, inclusive salvando, segundo uma lenda, três irmãs de serem vendidas como escravas. Nicolau também costumava deixar anonimamente moedas para os pobres – talvez venha daí sua relação com o Natal. O bom samaritano acabou se tornando bispo da região de Mira, hoje conhecida como Demre, na Turquia, onde aumentou ainda mais a sua religiosidade.

Nicolau acabou virando um dos santos mais admirados da Igreja Católica, depois de morrer em dezembro de 343 d.C. O local de seu túmulo era incerto, mas arqueólogos turcos alegam finalmente tem encontrado a tumba perdida do primeiro Papai Noel. A descoberta foi feita na própria Igreja de São Nicolau, em Demre, através de análises por radar. Abaixo do templo foi encontrada uma construção ainda mais antiga, que fez os pesquisadores crerem que se trata de um túnel que leva à tumba do famoso santo.

Papai NoelHistória de São Nicolau deu origem à lenda do Papai Noel

Ossos roubados?

Apesar da notícia, ainda será preciso esperar muito tempo para comprovar se de fato os arqueólogos estão certos. Acontece que para chegar até esse local será precisa abrir um caminho pelo chão da igreja, que é revestido por antigos e valiosos mosaicos, atualmente bastante preservados. Os pesquisadores vão ter que analisar as dimensões de todos os tijolos e pedras que formam a fundação para então retirá-los um a um até abrir caminho para o possível túmulo.

Caso a história se concretize, vai ser mais um pilar no confuso percurso percorrido pelo suposto corpo de São Nicolau. No ano de 1084, conta a História que os ossos do santo teriam sido roubados de seu túmulo e transferidos para uma basílica construída em sua homenagem na cidade italiana de Bira, na época extremamente devota a Nicolau. Esses supostos ossos “oficiais” serviram de modelos para uma reconstrução facial através de computadores, em 2014.

Porém, outra história garante que foram marinheiros de Veneza que roubaram os ossos de São Nicolau de sua tumba original, mas no ano de 1099! Eles estariam em um descanso eterno, desde então, na igreja San Nicolò al Lido, na cidade das gôndolas. Por fim, outra lenda é de que uma família da Normandia teria levado os ossos do santo para a Irlanda do Norte em 1169.

TúmuloTúmulo saqueado em Demre pode não ser o de São Nicolau

Todas essas histórias supostamente são verdadeiras, mas quem saqueou os restos mortais do Papai Noel pode ter se confundido. Salim Uzun, diretor de topografia e historiador de Antália, na Turquia, que está por trás da nova descoberta, acredita que túmulos de sacerdotes não identificados foram vilipendiados da Igreja de São Nicolau, mas que os verdadeiros ossos do santo ainda permanecem por lá! Será? Pelo jeito estamos prestes a tirar essa história a limpo!

***

Publicado originalmente em 05/10/2017

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: