Ciência
27/10/2017 às 05:21•1 min de leitura
A FIFA bateu o martelo: todos os jogos da Copa do Mundo de 2018, que será disputada na Rússia, serão gravadas e terão produção otimizada para o 4K com tecnologia High Dynamic Range (HDR). Essa é a primeira vez que todas as 64 partidas do mundial de futebol terão esse cuidado — nas edições anteriores, somente alguns jogos eram escolhidos como teste.
Ao todo, serão 37 câmeras por jogo, incluindo oito câmeras 4K por partida, mas o equipamento é bem maior. Ele envolve também oito câmeras 1080p, oito com câmera superlenta, duas ultra-motion, uma aérea pendurada por cabos e uma cineflex embutida em um helicóptero, entre outras.
"Graças a uma configuração híbrida com 4K, HDR e Full HD (1080p), múltiplas escolhas de vídeo estarão disponível em uma única cadeia de produção", disse a entidade. Ela também confirmou que o áudio será capturado na maior experiência possível, mas não revelou qual a tecnologia envolvida.
Tudo isso significa que as transmissões oficiais da FIFA terão uma qualidade comprovada ao vivo e também em arquivo. Ela ainda confirmou que algumas partidas serão gravadas com câmeras 360º para experiências em Realidade Virtual (VR) para serviços de video on demand que oferecerem o formato no pacote.