publicidade

Afinal, quem criou o símbolo do smiley sorridente?

04/08/2019 às 13:001 min de leitura

O famoso rostinho feliz faz sucesso no mundo todo, mas quem o criou? Como são muitas as histórias que contam sobre a sua origem, resolvemos juntar as principais delas aqui. Confira:

1. Harvey Ball

Tudo começou com Harvey Ball, em 1973: o designer norte-americano recebeu um trabalho no qual teria que desenhar algo que estimulasse a moral dos funcionários de uma companhia de seguros de Massachusetts. A intenção da empresa era que seus funcionários pudessem sorrir mais para os clientes, então Harvey desenhou o famoso smiley sorridente, inspirando-se no Sol. Porém, mesmo conquistando o mundo com o desenho, Harvey não registrou a marca.

Harvey Ball

2. Franklin Loufrani

Para outros, o francês Franklin Loufrani é o responsável pela criação do smiley. A história diz que o cara desenhou o emoji em 1968 para falar de forma simples e que qualquer idioma pudesse entender. Porém, o lançamento oficial aconteceu em 1º de janeiro de 1972, sendo o símbolo de uma campanha promocional em um jornal, com intuito de sinalizar as notícias alegres. Loufrani batizou a carinha feliz de Smiley, registrando a marca Smiley Company.

Franklin Loufrani

3. Murray e Bernard Spain

Depois foi a vez dos irmãos Murray e Bernard Spain aproveitarem a criação de Harvey Ball, ainda no começo dos anos 70. O símbolo já era conhecido em cerca de 100 países, e os Spain colocaram a carinha feliz à frase “Have a Nice Day” (“Tenha um Bom Dia) em canecas, bonés e camisetas, faturando muito com isso.

Murray e Bernard Spain

4. Forrest Gump

Diversas pessoas acreditam que o emoji mais famoso do mundo surgiu na cena do filme “Forrest Gump”, de 1994, em que o personagem principal limpa a lama do rosto em uma camiseta amarela. Para completar, ele ainda diz a frase que é o slogan do símbolo: “Have a nice day”. Só que tanto a carinha feliz como a própria frase já existiam!

Forrest Gump

*Via assessoria

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: