Ciência
29/01/2018 às 12:30•2 min de leitura
Algumas pessoas possuem recordes pouco satisfatórios em se tratando de Oscar: o sonoplasta Greg P. Russell já foi indicado 17 vezes, o diretor de arte Roland Anderson foi lembrado em 15 ocasiões, o compositor Thomas Newman conseguiu 14 indicações, o magistral diretor Frederico Fellini angariou 12 nomeações e o ator Peter O’Toole obteve 8 indicações; porém, nenhum deles venceu uma vez sequer.
O diretor de fotografia Roger Deakins também faz parte dessa lista. Neste ano, ele recebeu sua 14ª indicação ao prêmio máximo do cinema sem nunca ter vencido anteriormente. Curiosamente, ele não é favorito novamente: apesar de ter muitas chances de levar por “Blade Runner 2049”, há grandes possibilidades de Dan Lausten vencer por “A Forma da Água”.
O responsável pela fotografia no cinema é aquela pessoa que consegue olhar para o roteiro e imaginar as imagens mais bonitas para passar a mensagem. Com um olhar clínico, Deakins criou passagens espetaculares para a sétima arte. Desde 1995, ele é indicado quase que anualmente. Confira todos os filmes que lhe renderam nomeações ao Oscar:
(Sim, foram duas indicações no mesmo ano!)
Se serve de esperança, o sonoplasta Kevin O’Connell recebeu seu primeiro Oscar no ano passado em sua 21ª indicação! Será que agora Deakins finalmente vai emplacar? Teremos que esperar até o dia 4 de março para descobrir!