Ciência
07/02/2018 às 14:30•2 min de leitura
Uma boa série não se faz apenas com grandes atores, personagens marcantes e enredo de qualidade – é preciso mais. Um dos elementos fundamentais para o sucesso ou não de uma boa trama é o cenário, que por vezes nos faz viajar mesmo sem sair do sofá. Partindo dessa premissa básica, cada vez mais títulos têm escolhido a dedo os locais que servem de pano de fundo para a composição de seus capítulos.
O resultado tem motivado muitos espectadores a visitar esses lugares em busca de uma pitada de saudosismo. Pensando nestes fãs, a Interpoint Viagens e Turismo, agência especializada em experiências de luxo, selecionou 5 locais reais que serviram de cenário para grandes produções. Confira:
Sucesso de crítica e de público, a série Vikings, do canal History, encontrou em um pequeno condado irlandês o local perfeito para retratar o território ocupado pelos nórdicos durante o seu apogeu. Com belas paisagens compostas por montanhas escarpadas, vegetação rasteira e vales selvagens, Wicklow serviu como pano de fundo para quase todas as cenas gravadas ao ar livre. Destaque para o lago de LoughTay e para as montanhas deLuggala, que emolduram o vilarejo fictício de Kattegat.
Na produção, a era vitoriana sai de cena e dá lugar a uma Londres moderna, atual e acessível aos fãs, que podem reviver os passos do ator Benedict Cumberbatch, que encarna Sherlock. Uma boa sugestão é a Baker Street, rua do flat que o detetive divide com o Dr. Watson nos contos de Sir Arthur Conan Doyle. Caminhar por ali rende boas referências e inúmeros atrativos turísticos que remetem ao personagem, como o museu que imita a residência de Holmes. O hospital St. Bartholomew, em West Smithfield, também é importante para a trama da BBC. Foi lá que a dupla Holmes e Watson se conheceu e onde o houve o confronto final entre o protagonista e seu inimigo, James Moriarty.
Uma das produções mais rentáveis e populares da Netflix, House of Cards não vive um bom momento atualmente por conta da crise envolvendo o ator Kevin Spacey. Ainda assim, surpreende os telespectadores com belíssimas imagens de Washington D.C. Mas o que muitos não sabem é que, além da capital, outros estados americanos também serviram de locação para a trama. Na 1609 Park Ave., em Baltimore, está a casa dos Underwoods nas primeiras temporadas.
Considerada pela mídia especializada como uma das 100 melhores séries de todos os tempos, Breaking Bad surpreende tanto pela trama marcante quanto pelo realismo da cenografia. Este, inclusive, é um dos trunfos da série, que foi gravada quase que totalmente em Albuquerque, uma cidade real e sem fantasias, no estado do Novo México. Com status de personagem, a cidade "ofereceu" casas, restaurantes, estradas, desertos e até um lava- rápido como cenário.
Albuquerque proporciona aos visitantes uma verdadeira imersão no universo de Breaking Bad. Os fãs podem conhecer algumas locações, como as casas dos principais personagens, o polêmico lava-rápido de Heisenberg, o escritório do Saul Goodman e a lanchonete Twisters, onde Gus Fring comandava o fictício Los Pollos Hermanos.
Outro sucesso da Netflix, a série Narcos, que retratou a vida de Pablo Escobar, um dos traficantes de drogas mais famosos e procurados do mundo, teve cenas gravadas em diversas cidades colombianas, mas é em Medellín que ficam as paradas icônicas. Lá é possível visitar e se hospedar na Fazenda Nápoles, que foi por muitos anos a morada de Escobar, ir até a Mansão Mónaco, outra residência do “Patron”, e ver de perto o seu túmulo no cemitério de Jardins Montesacro.
Via assessoria