Artes/cultura
22/02/2018 às 07:01•3 min de leitura
Reunimos 13 longas que mereciam ser indicados ao prêmio de Melhor Filme do Oscar, com base nas pontuações do Metacritic. Esses filmes “desprezados” da Academia vão de obras-primas estrangeiras como A Separação a animações como Wall-E.
O diretor Richard Linklater fechou a trilogia do "Antes" com este filme de 2013, estrelado por Ethan Hawke (Jesse) e Julie Delpy (Celine) como jovens apaixonados que se reencontram e formam uma família em Paris com suas filhas gêmeas. Foi indicado apenas na categoria Melhor Roteiro Adaptado.
O prêmio do Oscar de Melhor Animação foi criado apenas em 2002, o que acabou prejudicando Toy Story. No entanto, ele foi indicado nas categorias Melhor Roteiro Original, Melhor Canção Original e Melhor Trilha Sonora Original.
Wall-E é sobre um robô coletor de lixo que vive na Terra. Foi indicado seis vezes ao Oscar, incluindo Melhor Canção Original e Roteiro Original. E, embora não tenha sido nomeado ao prêmio de Melhor Filme, ganhou o Oscar de Melhor Animação.
Um casal — Payman Maadi (Nader) e Leila Hatami (Simin) — diverge sobre a possibilidade de deixar o Irã; é preciso escolher entre uma vida melhor para sua filha em outro país ou cuidar de seu pai. Ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e foi indicado a Melhor Roteiro Original.
Ran conta a história de um senhor feudal que decide dividir o reino entre os três filhos. O escritor e diretor, Akira Kurosawa, foi indicado ao prêmio de Melhor Diretor, mas o filme acabou ganhando apenas o de Melhor Figurino.
Outro favorito da Pixar, Ratatouille ganhou o Oscar de Melhor Animação e foi indicado para outros quatro, incluindo o de Melhor Roteiro Original.
O filme de animação de Hayao Miyazaki conta a história de uma menina que descobre um mundo cheio de espíritos; levou o Oscar de Melhor Animação.
O primeiro dos filmes clássicos de Alfred Hitchock a aparecer nesta lista, Psicose recebeu quatro indicações — incluindo o de Melhor Direção para Hitchcock —, mas não a de Melhor Filme.
Mais um clássico que não recebeu a indicação de Melhor Filme. Com a Marilyn Monroe no elenco, Quanto Mais Quente Melhor teve cinco indicações — incluindo o de Melhor Direção para Billy Wilder e o de Melhor Ator para Jack Lemmon —, mas levou apenas o prêmio de Melhor Figurino.
Esse filme romeno conta a história de uma mulher da década de 80 que tenta fazer um aborto ilegalmente. Foi indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro de 2008, mas, por questões internas, sequer apareceu na lista da Academia para o Oscar do mesmo ano.
O Labirinto do Fauno foi indicado seis vezes ao Oscar. Apesar de ter ganhado alguns prêmios, como de Melhor Maquiagem, o filme não conseguiu entrar na lista de indicados ao Oscar de Melhor Direção ou Animação.
O clássico musical estrelado por Gene Kelly (Don Lockwood) e Debbie Reynolds (Kathy Selden) foi indicado apenas a dois prêmios: o de Melhor Atriz Coadjuvante, para Jean Hagen (Lina Lamont), e Melhor Trilha Sonora Original.
Não é surpresa que um filme de Alfred Hitchcock fique no topo desta lista. Hitchcock sempre fez bons trabalhos, mas nunca ganhou um Oscar — ele foi indicado cinco vezes e conquistou um prêmio honorário em 1968. Janela Indiscreta foi indicado em quatro categorias do Oscar, incluindo Melhor Direção e Melhor Roteiro Adaptado.
Este texto foi escrito por Fernando Fabretti via n-Experts.