Spielberg: “filmes lançados por empresas como a Netflix não merecem Oscar”

22/03/2018 às 13:312 min de leitura

Steven Spielberg, que já trouxe pérolas como "Indiana Jones", "Tubarão", "Jurassic Park", entre outros, está em campanha de lançamento do seu mais novo longa, “Jogador Nº 1”, aventura que coloca os protagonistas em uma disputa na realidade virtual com direito a uma surra de referências à cultura pop. E, durante entrevista para a ITV News, o cineasta falou sobre um assunto polêmico: para ele, os filmes produzidos por serviços de streaming como a Netflix ou a Amazon não devem disputar o Oscar porque não estariam à altura da maior premiação da Sétima Arte.

'Empresas de streaming usam janelas de exibição no cinema para obter qualificações simbólicas, apenas para qualificar seus trabalhos para o Oscar', diz diretor

O diretor não vê com bons olhos a enxurrada de títulos e opções de produtos semelhantes para o entretenimento doméstico, já que, segundo ele, isso afasta o público das salas de cinema e, de certa forma, diminui a competitividade entre os artistas de vanguarda — que, em vez de buscarem experimentações a partir de iniciativas com captação de verba independente, estariam sendo “achatados” em nível de qualidade inferior.

"Cada vez menos cineastas vão se esforçar para levantar dinheiro ou competir no (festival) Sundance — ou conseguir que pequenos estúdios especializados lancem seus filmes nos cinemas. E cada vez mais deles vão deixar que as empresas de streaming por demanda os financiem — talvez com a promessa de uma pequena janela de exibição nos cinemas, por uma semana, apenas para qualificarem seus trabalhos para o Oscar”, projeta.

jogador número 1

Para ele, se foi feito para streaming, o título não deve competir como obra para grandes salas de exibição. “Quando você se compromete com um formato de televisão, você tem um filme para televisão. Ele pode merecer um Emmy, mas não um Oscar. Não acho que as produções que acabam de receber qualificações simbólicas, em menos de uma semana em exibição em uma sala de cinema, devam se qualificar para as indicações da Academia.”

E você, o que acha disso? Lançamentos “para TV” da Netflix devem concorrer ao Oscar ou ao Emmy? Confira a entrevista de Spielberg abaixo e deixe sua opinião nos comentários.

Spielberg: “filmes lançados por empresas como a Netflix não merecem Oscar” via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: