Os padrões mudam: veja como eram os fortões do início no século 20

27/03/2018 às 05:302 min de leitura

Quando o assunto é a aparência física, o mais normal é que a gente veja por aí imagens e conteúdos sobre como os padrões femininos mudaram ao longo dos anos. No entanto, os padrões masculinos também passaram por transformações dramáticas. Um exemplo era o “tamanho” dos halterofilistas do início do século 20 comparado ao dos fortões que participam de competições hoje em dia.

Homem fazendo pose(Rare Historical Photos)

O pessoal do site Rare Historical Photos reuniu uma coleção de fotos dos fortões do passado — que causavam furor entre a mulherada (e a inveja dos rapazes) com seus bíceps e peitões avantajados para a época. Segundo o RHP, no início do século passado, não existiam academias nem treinos como os de hoje em dia, focados em transformar homens em montanhas de músculos. Ademais, também não existia essa coisa de encher o corpo de anabolizantes ou de substâncias perigosas para inchar o corpo.

Padrões diferentes

Basicamente, os halterofilistas profissionais de antigamente surgiram como consequência da Revolução Industrial e da transição de atividades que requeriam o uso da força física para uma rotina mais sedentária — uma vez que as máquinas começaram a fazer o trabalho pesado. Pois foi o receio de que esse novo estilo de vida afetasse a masculinidade que acabou motivando o aparecimento de fortões e competições.

Forte e gordinho(Rare Historical Photos)

Um aspecto curioso é que os primeiros campeonatos estavam focados em demonstrações de força física e não em exibir corpos superdefinidos. Tanto que, conforme você pode observar nas fotos, os competidores não tinham tanquinhos e alguns inclusive eram gordinhos! O fisiculturismo só foi surgir depois, por iniciativa de um alemão chamado Friedrich Muller, que foi quem introduziu as apresentações onde a exibição de músculos se transformou no ponto central. Mas, chega de papo e vamos às imagens! Confira:

Mostrando músculos(Rare Historical Photos)

Posando para foto(Rare Historical Photos)

Fortão(Rare Historical Photos)

Mostrando o muque(Rare Historical Photos)

Exibição de halterofilismo (Rare Historical Photos)

Demonstração de músculos(Rare Historical Photos)

Demonstração de força(Rare Historical Photos)

Levantamento de peso(Rare Historical Photos)

Exibição de músculos(Rare Historical Photos)

Montado na bike(Rare Historical Photos)

Antigo halterofilista(Rare Historical Photos)

Fortão do passado(Rare Historical Photos)

Fortão do passado(Rare Historical Photos)

Mudança de padrão(Rare Historical Photos)

Mostrando os bíceps(Rare Historical Photos)

Perfil(Rare Historical Photos)

Exibindo os braços(Rare Historical Photos)

Posando para foto(Rare Historical Photos)

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: