
Estilo de vida
18/04/2018 às 13:00•5 min de leitura
O Marvel Studios vem realizando turnês ao redor do globo para anunciar a estreia de “Vingadores: Guerra Infinita”, que finalmente chega aos cinemas na próxima semana. E a promoção do estúdio, que trata o longa “como o maior filme já realizado”, corre o sério risco de estar certa, pois a reunião dos Maiores Heróis da Terra simplesmente fará algo inédito na Sétima Arte: contar uma história em um universo compartilhado com os mesmos atores e personagens durante dez anos.
As expectativas são altas e todo mundo fica se perguntando: onde está a Pedra da Alma? Que fim levou o Gavião Arqueiro? Thanos realmente vai matar todo mundo? Bem, somente vendo para tirar a prova, mas aproveitamos as entrevistas dos diretores Anthony e Joe Russo e as histórias dos quadrinhos para imaginar o que deve acontecer.
Mas, ATENÇÃO: aqui estão coisas que podem estragar a surpresa, portanto, não vá ler e depois dizer que arruinei alguma coisa.
Todos os trailers até agora mostram um intenso combate em Wakanda, o que nos leva a crer que Thanos envia uma grande manada de Outriders e vai pessoalmente até lá para… obter a Pedra da Alma, certo? Hmmm, talvez não.
Stark já deu a entender nos trailers que tem um plano e isso envolve atrair os invasores para um lugar onde os heróis tenham alguma chance. Enquanto isso, a Pedra da Alma pode estar em outro lugar (falaremos sobre isso logo abaixo). Vale lembrar que despistar o Titã Louco não é novidade. Na saga “Infinito”, Namor dizia que as Gemas do Infinito estavam em Wakanda — o que não era verdade.
Thor será encontrado pelos Guardiões da Galáxia e metade do grupo deve seguir para a Terra, enquanto o Deus do Trovão, acompanhado pelo Groot adolescente e por Rocket, parte em uma jornada para construir um novo martelo — o Stormbreaker.
Aparentemente, esse Trio de Ferro não terá participação nas batalhas terrestres durante essa primeira parte, o que nos leva a crer que eles vão voltar para cá somente depois, provavelmente em “Vingadores 4”.
Quem já leu os quadrinhos sabe que os integrantes da Ordem Negra são casca-grossa demais. Vai ser muito difícil os Vingadores enfrentarem Corvus Glaive, Próxima Meia-Noite, Estrela Negra e Fauce de Ébano ao mesmo tempo em que encaram Thanos e uma invasão de Outriders.
Então, enquanto o plano de Stark deve ser proteger o Visão, que possui a Pedra da Mente em sua testa, o de Rogers deve ser ganhar tempo contra a Ordem Negra: para isso, Peter Quill, Gamora, Drax e Nebula devem se juntar à dupla dinâmica Homem-Aranha e Doutor Estranho, que terão ao seu lado, claro, o próprio sintozóide e sua amada, a Feiticeira Escarlate. Lamento dizer, mas acredito que eles não se sairão muito bem.
Em “Infinito”, Fauce de Ébano invade o corpo do Doutor Estranho para saber a localização do filho de Thanos, Thane, que é um Inumano. Depois que Strange o encontra, Fauce invoca um feitiço que faz com que Mago Supremo não se lembre do ocorrido. Porém… mais tarde, o cara fica sabendo o que aconteceu e, claro, fica super pistola.
Esse evento muda o status do personagem. A partir disso, o Doutor Estranho passa a adotar táticas e magias mais obscuras e agressivas, com direito a um uniforme diferente e armas mágicas. Em "Guerra Infinita", os trailers já mostraram que Fauce de Ébano também vai conseguir possuir Strange, talvez para saber onde está o Visão. Pode ser que o desenrolar disso aconteça nas telonas também, o que seria muito interessante para a evolução do herói na trama e até mesmo em uma futura continuação de seu filme solo.
Os diretores já adiantaram que a motivação de Thanos será bem diferente dos quadrinhos. Fazendo as vezes de Jor-El, ele alerta à população de seu planeta, Titã (que nas revistas é uma lua de Saturno), sobre o fim dos recursos naturais e o inevitável fim de toda a população. Sua solução para isso? Matar metade do povo, já que, fazendo fila certinho, o angu daria para todo mundo.
Obviamente, ninguém compra essa ideia, entretanto, no fim a teoria de certa forma se concretiza. Então, o Titã Louco parte em busca das Pedras do Infinito para dizimar metade dos seres de cada planeta em todo o universo. Isso bate com o que acontece na Marvel Comics, pois na trama original ele dá um sumiço em 50% da geral como oferenda para a Morte.
Como esse é um filme do Thanos e ele deve vencer, pode ser que o mesmo aconteça com todo mundo e na própria equipe dos Vingadores.
Nebula quase não aparece nos trailers, e há uma grande razão para isso. Nos quadrinhos, já totalmente desfigurada e tida como carta fora do baralho, ela avança sorrateiramente sobre Thanos e rouba a Manopla do Infinito, para restaurar o povo que sumiu com o estalar dos dedos do Titã Louco.
É bem provável que sua participação não seja assim tão grande, mas seu papel pode ser decisivo para que os heróis possam ter uma chance de impedir a aniquilação total.
Esse não será o encerramento da primeira grande saga do Marvel Studios se não houver um baita momento heróico do Homem de Ferro, afinal, foi o Tony Stark de Robert Downey Jr. quem começou essa brincadeira toda. Meu palpite é de que ele sabe onde está a Pedra da Alma — que pode vir de Heimdall, do Vibranium de Wakanda ou estar com ele já há algum tempo.
Nesse caso, ele seria o responsável por guardá-la onde Thanos não poderá encontrar, despistando o Titã Louco para Wakanda. E isso deve custar sua vida.
Steve Rogers “is a man with a plan”. Ele é um estrategista de primeira e em muitos dos quadrinhos você não lê para saber se o Capitão vai vencer ou não, e sim apenas para saber como ele sairá vitorioso. Aqui, Rogers assume a alcunha de Nômade, agindo de forma independente do governo, da SHIELD ou dos próprios Vingadores. Ele deve entrar em mais uma batalha perdida, dando tempo para Stark sumir com a Pedra da Alma.
Seu outro plano envolve um vingador que nem mesmo deu as caras até agora nos trailers, o Gavião Arqueiro. E isso deve influenciar diretamente outro filmes do Marvel Studios, incluindo “Homem-Formiga e a Vespa” e “Vingadores 4”.
O Marvel Studios não nutre o mesmo apego que a Marvel Comics por identidades secretas. E, de todos os Vingadores, talvez apenas o Homem-Aranha e o Gavião Arqueiro realmente mais precisem delas — e Clint Barton deixou bem claro que o medo de algo afetar sua família o faria deixar os Vingadores em “A Era de Ultron”.
O codenome de Ronin, usado nos quadrinhos justamente para que ele possa agir na surdina, pode ser reproduzido nos cinemas — indicando talvez, também, um caminho mais sombrio, possivelmente devido a alguma tragédia pessoal, como a perda de um filho ou da esposa.
E qual seria a missão secreta do Ronin? Pode ser que seja reunir os Vingadores remanescentes da batalha com Thanos para buscar uma solução com a tecnologia de Hank Pym, o Homem-Formiga original.
Assim, Scott Lang e Hope Van Dyne teriam o papel de acessar realidades alternativas ou até mesmo viajar no tempo — algo que foi sugerido em imagens que mostram os atores gravando novamente a “Batalha de Nova York”, do primeiro filme dos Vingadores.
Aliás, esses conceitos abririam possibilidades para uma futura união com os heróis que estão com a Fox — como o Quarteto Fantástico, o Surfista Prateado e os X-Men — e até mesmo um reboot do personagens que devem se aposentar por enquanto, a exemplo do Capitão América e do Homem de Ferro.
Nos quadrinhos, em uma minissérie chamada “Guerra Secreta” (não confunda com as duas “Guerras Secretas”), Nick Fury convocou alguns heróis para uma missão confidencial, que envolvia o rastreamento de um vendedor de trajes tecnológicos e exoesqueletos. Há indícios de que isso seja adaptado no filme da Capitã Marvel, juntamente com a famosa Guerra Kree-Skrull.
Isso tudo daria o know-how para a personagem liderar o grupo de Ronin, Homem-Formiga e a Vespa para uma possível viagem no tempo ou por realidades paralelas. Vale lembrar que, no primeiro Homem de Ferro, Fury já citava outros seres poderosos e um deles pode ser Carol Danvers.
Além disso, como sabemos, nem todo mundo pode lidar com as Pedras do Infinito — nas revistas, o Capitão América, por exemplo, chegou a quebrar a Joia do Tempo — e como Adam Warlock não foi introduzido no MCU, a Capitã Marvel surge como uma candidata a usar a Manopla do Infinito ou alguma das Pedras, caso necessário.
***********************
E você, o que achou dessa viagem toda? Acha que boa parte disso possa se concretizar? Vamos tirar a prova na semana que vem e daí vemos o que aconteceu e o que ficou de fora. Importante mesmo é que finalmente veremos a incrível batalha contra Thanos.
O que vai acontecer em Vingadores: Guerra Infinita? Veja nossas projeções via TecMundo
A descoberta de duas carruagens aumenta a compreensão da tecnologia militar empregada pelo exército do imperador Qin Shi Huang.
Perder o passaporte durante uma viagem internacional é um problema terrível.
Item obrigatório nas casas dos brasileiros, o pão existe há pelo menos 10 mil anos.
Descubra histórias e segredos dos astecas, uma das civilizações mais intrigantes da história.
Entre confusões de números, táticas excêntricas e erros bizarros, o Dia D tem histórias que parecem até ficção.
Tenha a melhor experiência com os vinhos escolhendo a taça certa para cada um.
Um teorema de 1913 propõe que algo sempre pode acontecer caso haja tempo suficiente para isso.
Na Bíblia, várias vezes lemos sobre "Jesus de Nazaré" ou "Jesus, o Nazareno˜.
A Guerra da Coreia é marcada por mistérios, como a ausência de declarações oficiais, espionagem inesperada e até avistamentos de OVNIs, gerando mais perguntas do que respostas.