Ciência
23/05/2018 às 07:30•2 min de leitura
Embora a Nova Zelândia seja internacionalmente conhecida pelo turismo de aventura, o país oferece grande variedade de experiências culturais, que acabam passando despercebidas. Algumas das principais atrações incluem parques com grandes obras de arte, tours temáticos e workshops sobre a indústria do cinema local, que vem crescendo com a produção de blockbusters de sucesso internacional.
Escultura de Anish Kapoor
Esta fazenda em Kaipara Harbour abriga uma generosa coleção privada de arte ao ar livre, com trabalhos de Ralph Hotere, Chris Booth e Anish Kapoor, todos reunidos pelo filantropo e patrono das artes Alan Gibbs. Recomenda-se uma visita de pelo menos três horas para conhecer a Gibbs Farm e as suas obras de forma justa.
Escultura de Neil Dawson
A propriedade de 405 hectares inclui colinas verdes que chegam até o mar, além de ovelhas, iaques, búfalos e girafas que vivem em meio à arte. O parque fecha durante o inverno. E se prepare, pois há muito território a ser explorado, mas poucos locais de abrigo.
(Auckland NZ)
O Connells Bay Sculpture Park, na Ilha de Waiheke, une arte e natureza, além de incluir espaços sofisticados com esculturas criadas especialmente para os proprietários. É possível apreciar trabalhos em exposição permanente e temporária — sem contar a paisagem, que é linda. Também é possível se hospedar ali, em um histórico chalé de dois quartos. John e Jo Gow são conhecidos por seu generoso apoio às artes, e formam o casal por trás desse magnífico trabalho.
(Tourism New Zealand)
O Sculptureum de Matakana abriga uma impressionante coleção privada, que inclui obras de Cézanne, Chagall e Rodin. O local abriga três jardins de esculturas, seis galerias e o bar e restaurante Rothko, ambiente perfeito para reabastecer as energias, e descrito pelos proprietários, Anthony e Sandra Grant, como "entretenimento artístico".
A Fine Art Tours, empresa que opera em Auckland e Wellington, cria itinerários com foco nas opções culturais do destino para os visitantes e em seus interesses, sejam eles em arte contemporânea, moda, espetáculos, jardins, história local, workshops, vinho ou gastronomia.
(Gibbs Farm/Fine Art Tours NZ)
A chamada bespoke tour, criada para pequenos grupos, pode ser adaptada ao gosto do turista de acordo com o tempo disponível. Além de oferecer acesso a coleções privadas, a Fine Art Tours tem acadêmicos, historiadores da arte e especialistas em gastronomia como guias.
Visitantes com a mão na massa
Weta Workshop é o lugar certo para conhecer a mágica cinematográfica neozelandesa, uma vez que essa é a empresa de efeitos especiais e próteses cenográficas do diretor Peter Jackson, localizada em Miramar, em Wellington.
Weta Workshop
Tours abertos ao público dão aos fãs de cinema a chance de conhecer os bastidores das técnicas de efeitos visuais e dos gadgets usados em produções muito populares como “O Senhor dos Anéis”, “King Kong” e “Thunderbirds Are Go”. A visita pode animar os visitantes a colocarem a mão na massa — e é aí que entram os workshops práticos, com tutoriais que vão de criar sangue falso a fazer armaduras.
*Via assessoria