As referências que você pode ter perdido na série (Des)Encanto (Ep. 1 e 2)

23/08/2018 às 13:314 min de leitura

O criador de "Os Simpsons", Matt Groening, lançou sua nova série animada na Netflix na última sexta-feira (17). “(Des)Encanto” narra a história de uma princesa desbocada e alcoólatra que vive altas aventuras com seu diabinho e seu anjinho, Luci e Elfo, respectivamente.

Como não podia deixar de ser, a série traz muuuuuuitas referências a outras produções que têm a Idade Média como pano de fundo ou que seguem o estilo medieval, que é o caso de “Game of Trones” e “O Senhor dos Anéis”. E na versão dublada, ainda é possível ver referências a diversos memes brasileiríssimos, como o “Morre Diabo” e o “Sopa pa nóis”.

Mas será que você sacou todas as referências da série? Na lista abaixo, mostraremos alguns dos easter eggs contidos nos dois primeiros episódios. Obviamente, a quantidade deve ser muito maior, e detalhes minúsculos deverão ser pescados pelos fãs nos próximos meses. Confira:

Episódio 1:

1. “Monty Python e o Cálice Sagrado” e “Red Dwarf”

A Patrulha da Praga aparece em diversos episódios e é uma clara referência ao clássico britânico da turma do Monty Python, no qual O Colecionador de Mortos têm a mesma função de catar os mortos pela Peste Negra caídos pela cidade. Nesta cena específica, ainda é possível ver uma referência à série britânica “Red Dwarf”, exibida entre 1988 e 1999, que na estreia da segunda temporada contou com a tripulação de um navio descobrindo que só havia leite de cachorro em seus suprimentos de comida.

(des)encanto

2. “Os Smurfs” e “O Mágico de Oz”

Na cena em que os elfos resolvem enforcar o Elfo, essa pode ser uma referência à lenda urbana de que um anão aparece pendurado pelo pescoço ao fundo de uma cena de “O Mágico de Oz”. Já os elfos são uma clara referência aos “Smurfs”, já que, assim como os bichinhos azuis, eles também têm nomes conforme suas características – Retorno, Falante etc.

(des)encanto

3. “Peter Pan”

Essa é uma referência clara: a fada que aparece no primeiro episódio tem um visual muito parecido com a Sininho do Peter Pan. Só que numa versão mais velha e destruída.

(des)encanto

4. “Os Simpsons

Vai dizer que o Elfo não é a cara do Bart? Até a camiseta vermelha e a bermuda azul são parecidas! Só a personalidade de ambos que é totalmente diferente!

(des)encanto

5. “Os Simpsons

Na cena em que os elfos estão preparando seus doces, é possível ver uma elfinha que é a cara da Lisa Simpson!

(des)encanto

6. “Os Simpsons

Outra frase “chupinhada” do clássico de Groening aparece quando a Princesa Bean precisa se preparar para seu casamento: para deixar as bochechas rosadas, ela usou sanguessugas. No caso de Marge, foi um beliscão. E a justificativa em ambos os casos era a mesma, já que apenas as prostitutas usam blush.

(des)encanto

7. “Game of Thrones

Muita gente vê semelhanças entre a Princesa Bean e Daenerys Targaryen, de “Game of Thrones”: ambas parecem preferir roupas nas tonalidades azuis, usam o cabelo platinado e começam suas histórias com um casamento forçado.

(des)encanto

8. “Game of Thrones

Outra referência óbvia à série criada por George R. R. Martin é na sequência do casamento, com um trono feito de espadas no qual o príncipe e candidato a noivo enfia a cabeça sem querer.

(des)encanto

9. “Bambi”, “A Princesa Prometida” e “O Senhor dos Anéis”

Quando a Princesa Bean resolve fugir de seu casamento arranjado e se enfia na Floresta Encantada, essa parece ser uma referência ao filme “A Princesa Prometida”, que também tem uma princesa fugindo de um casamento arranjado – saíram de cena os Roedores de Tamanho Descomunal para entrar o Antílope Racista. Esse antílope afeminado pode ser uma referência ao “Bambi”, enquanto o “relacionamento” entre um elfo e uma humana, julgado como nojento por ele, pode ser uma referência aos casamentos entre elfas e humanos de “O Senhor dos Anéis”.

(des)encanto

10. “Os Simpsons” e “Futurama

Ainda na cena da Floresta Encantada, é possível ver uma coruja com três olhos, uma clara referência ao peixe Blinky, de “Os Simpsons”, bem como uma possível referência a “Futurama”, no qual as corujas se tornaram uma praga pior do que os ratos e os pombos, em Nova York.

(des)encanto

11. Rien Poortvliet, Wil Huygen, “David, el Gnomo” e Dungeons & Dragons

Wil Huygen é um autor holandês que lançou uma série de livros sobre gnomos, nos anos 70, que foram ilustrados por Rien Poortvliet. Ambos ajudaram a definir a identidade visual desses serem místicos, usada inclusive na série espanhola de 1985 “David, el Gnomo”. Já os gnomos de “(Des)Encanto” são desenhados muito semelhantes a essas descrições, mas são muito mais valentes e combatentes, inclusive enfrentando enormes ogros – uma possível referência ao jogo de RPG Dungeons & Dragons, no qual os gnomos recebem bônus de armadura quando enfrentam ogros, trolls ou qualquer monstro muito maior do que eles.

(des)encanto

***

Episódio 2:

12. “Futurama” e “Os Simpsons

Quando o Príncipe Merkimer vai experimentar perucas, é possível claramente ver uma delas inspirada no cabelo do Fry, o protagonista de “Futurama”. Algumas pessoas acreditam que também é possível ver uma peruca semelhante à cabeleira de Lisa Simpson na prateleira.

(des)encanto

13. “Sweeney Todd”

Quando o rei vai testar se o sangue do Elfo era um elixir da juventude, um cara morre em sua cadeira, mas rapidamente tem seu corpo descartado em um alçapão debaixo de sua cadeira. A cena é idêntica ao musical "Sweeney Todd”.

(des)encanto

14. “A Dama e o Vagabundo”

Essa nem precisa de explicações, né? O porcos comendo as tripas de um cadáver imitam a clássica cena do desenho da Disney.

(des)encanto

15. “Mulan”

Outro clássico Disney parece ter tido uma cena copiada em “(Des)Encanto”: as situações são realmente semelhantes!

(des)encanto

16. Jughead Jones

Criado em quadrinho por Bob Montana e John L. Goldwater em 1941, Jughead Jones é um coadjuvante das histórias de “Archie Andrews” e, atualmente, aparece na série “Riverdale”. Nos desenhos, é comum ver o personagem usando uma coroa parecidíssima à do Príncipe Merkimer, de “(Des)Encanto”.

(des)encanto

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: