Artes/cultura
13/09/2018 às 08:01•2 min de leitura
Ilusões de ótica são muito legais, porque mostram que nossos sentidos são facilmente manipuláveis. Os exemplos abaixo dão aquela embaralhada na vista e no cérebro, mas acabam sendo muito legais justamente por esse motivo. Confira:
Olhe para a imagem abaixo e responda: a faixa A ou a faixa B possui um cinza mais escuro? Na verdade, pode não parecer, mas ambas são da mesma cor! O contraste com o branco na faixa A e o contraste com o preto na B faz parecer com que elas tenham cores diferentes.
Se você olhar a imagem bem de perto e fixar o ponto de visão bem no centro, verá que aos poucos as extremidades da grade vão começar a se arrumar sozinhas. Isso acontece porque o nosso cérebro deduz qual a maneira mais confortável de enxergar a imagem e corrige os problemas.
As linhas fininhas e pontiguada acabam dando a impressão de que o coração está pulsando nessa imagem, que é totalmente estática.
Por estarem sobre círculos, temos a impressão que as linhas vermelhas são cheias de curvas; porém, elas são completamente retinhas!
Nessa ilusão, que leva o nome do cientista Roger Shepard, temos a impressão de que o monstro mais atrás é bem maior do que o da frente. Isso acontece por conta do entorno dos desenhos, que, na realidade, possuem o mesmo tamanho.
Se você ficou em dúvida para saber qual chegará antes, espere até o final do GIF: você verá que, por mais que não pareça, ambos os quadradinhos estão andando na mesma velocidade.
Por conta da mudança de fundo, temos a impressão de que o quadrado é mais cinza quando está à esquerda, praticamente desaparece no centro e fica mais avermelhado à direita. Porém, ele permanece com a mesma cor o tempo todo!
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!