Mais 7 fotografias que viralizaram com histórias mentirosas

28/09/2018 às 08:302 min de leitura

As imagens abaixo passaram por algum tipo de edição: seja de composição ou de história. Por isso, confra a história real de cada uma, para você deixar de acreditar ao menos nestas fakes news.

1. Tubarão na cidade

Em 2017, após a passagem do furacão Harvy, começou a circular uma foto de um tubarão que estaria nadando por ruas alagadas de Houston, no Texas. Na verdade, essa é uma montagem que utilizou o animal de outra fotografia ainda mais impressionante.

tubarão

2. Areia

Essa foto costuma circular explicando que é isso que acontece quando um raio atinge a areia. Ainda que, de fato, uma descarga na praia possa solidificar partes da areia, isso nunca acontece dessa maneira e nem na superfície. A imagem viral é de uma tronco de madeira preenchido com castelinhos de areia.

areia

3. Amor de irmãos

Após o terremoto, em 2015, essa imagem passou a circular dizendo que seria um irmão consolando após a perda dos pais. A imagem já tinha sido usada várias vezes, em diferentes situações e países, mas foi registrada em 2007 pelo fotógrafo Na Son Nguyen, no Vietnã. A menina começou a chorar com medo de Nguyen e seu irmão a confortou. Os pais estavam trabalhando e passavam bem.

irmãos

4. A vaca no capô

Estaria uma vaca se aquecendo sobre o capô de uma BMW? Claro que não! A montagem passou a circular em 2013 e usou a foto de uma vaca deitada na grama. E, convenhamos, se ela deitadsse sobre o carro no mínimo as rodas iriam abaixar um pouco...

capô

5. Pose com ministros

Em 2016, a primeira-ministra britânica Theresa May posou com seus ministros para uma foto oficial. O quadro atrás foi editado e trocado por "O Grito", de Edvard Munch, como uma crítica à composição ministerial. O quadro original é de uma jovem com vestido azul.

parlamentares

6. Iceberg

Uma foto altamente conhecida, mas que foi feita a partir da junção de outras imagens: as nuvens foram registradas na Califórnia, a parte de cima do iceberg foi feita na Antártida e a de baixo no Alasca. Acontece que essa parte inferior na verdade está para fora da água! A pessoa que fez a montagem inverteu a direção e o colocou como se fosse submerso.

iceberg

7. Ilha da Lua e da Estrela

Esse lugar maravilhoso quase existe: trata-se da ilha Molokini, no Havaí. Entretanto, ela só compreende a parte lunar – a estrela foi inserida com Photoshop.

ilhas

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: