Conheça a origem do nome de 13 bandas brasileiras

01/10/2018 às 12:003 min de leitura

Nós já mostramos aqui no Mega uma lista com a inspiração de nome de algumas bandas internacionais. Agora, vem a versão brasileiríssima com a mesma pegada: explicar como músicos nomearam seus próprios conjuntos musicais. Confira:

1. Barão Vermelho

Barão Vermelho era o codinome de Manfred von Richtofen, o piloto de caça alemão durante a 1ª Guerra Mundial que teve mais vitórias em batalhes do que qualquer outro piloto: 80 vezes. Porém, a banda se inspirou no desenho do Snoopy, que aí sim fazia referência ao piloto alemão ao sair voando com sua casa vermelha.

barão vermelho

2. Fresno

De acordo com o guitarrista Gustavo Mantovani, o Vavo, a banda Fresno tem esse nome por conta da cidade homônima localizada na Califórnia, nos EUA. Porém, depois de a banda formada, os integrantes descobriram uma árvore que se chama fresno em espanhol (freixo, em português) e também um rio em Portugal com a mesma alcunha. Por isso, o segundo álbum, lançado em 2004, foi chamado de “O Rio, a Cidade, a Árvore”.

fresno

3. Ultraje a Rigor

Quando o vocalista Roger sugeriu “Ultraje” como nome da banda paulista, o músico Edgard Scandurra soltou: “Que traje? O traje a rigor?”. O trocadilho com a informação contida em convites acabou fazendo sucesso e a banda acabou sendo nomeada dessa forma.

ultraje a rigor

4. Raimundos

Formada em Brasília no final dos anos 80, a banda tocava muito covers e tinha como inspiração a galera do Ramones. Aos poucos, eles foram se especializando em misturar o rock com influências nordestinas e resolveram adotar um nome bastante comum por lá, Raimundo, mas de uma forma que lembrasse sua grande inspiração.

raimundos

5. CPM 22

Existem várias teorias: a primeira é de que seria uma homenagem aos tios de Badauí, o vocalista, que se chamam Cláudio, Péricles e Murilo. Outra versão é de que Wally, o guitarrista, brincava com seu primo dizendo um para o outro “Crucificados e Podres Hasta la Muerte”, com o número surgindo por acaso. Por fim, tem a história de que a banda já se chamava CPM quando eles criaram a caixa postal 1022 – “Caixa Postal Mil e 22”.

cpm 22

6. Biquíni Cavadão

“Se eu tivesse essa idade, eu só iria pensar em mulheres, carros e biquíni cavadão”, teria dito Hebert Vianna, vocalista dos Paralamas do Sucesso, ao conhecer a banda carioca. O nome acabou pegando.

biquini cavadão

7. Pato Fu

Outra banda que tem seu nome por conta de personagens de quadrinhos: em uma tirinha, o Garfield aparecia lutando gato-fu. Quando s pessoal da banda resolveu procurar um nome, acabou se deparando com esse quadrinho e resolveram mudar de gato para pato, pois Pato Fu ficaria ainda mais estranho e não daria pista nenhuma sobre o tipo de som que eles faziam.

pato fu

8. Engenheiros do Hawaii

A banda foi formada por alunos de arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E eles resolveram cutucar os colegas de engenharia que viviam pela faculdade com bermudas de skatista, adotando, portando, o nome de Engenheiros do Hawaii.

engenheiros do hawaii

9. NX Zero

A princípio chamada NX Zero Granada, por conta de uma tatuagem de granada com asas que o vocalista Di Ferrero tem tatuado nas costas, ela mudou o nome para NX Zero quando foi lançar seu primeiro álbum. NX é uma abreviação de “Nexo”, ou seja, “Nexo Zero”.

nx zero

10. Skank

A inspiração veio da música “Easy Skanking”, do Bob Marley, sendo que “skunk” é uma das variações da planta Cannabis sativa e dá origem a uma maconha com maior concentração de substâncias psicoativas.

skank

11. Cachorro Grande

Quando a banda gaúcha começou a tocar, eles ainda não tinham um repertório próprio e costumavam fazer covers dos Beatles, dos Rolling Stones, do The Who e por aí vai. Assim, era uma “briga de cachorro grande” para saber quais canções estariam no repertório. Aos poucos, o nome foi pegando.

cachorro grande

12. Jota Quest

Quando a banda surgiu, em meados da década de 90, o nome adotado foi de J. Quest, em homenagem ao desenho Johnny Quest, da Hanna-Barbera. Porém, para evitar qualquer processo, assim que começaram a fazer sucesso eles resolveram adotar a grafia da letra “J”, aproveitando que muitos produtores e radialistas já falavam Jota Quest sem saber que, na época, o correto seria Jay Quest.

j. quest

13. Móveis Coloniais de Acaju

A banda de Brasília formada no final dos anos 90 criou uma história mirabolante para o nome: ele seria uma referência à Revolta do Acaju, na qual índios javés que produziam móveis colonial em cedro (acaju) teriam se unido a portugueses, em 1813, para expulsar invasores ingleses da Ilha do Bananal, no Tocantins. Eles sustentaram essa versão durante anos, mesmo quando confrontados de que tal batalha nunca havia existido.

móveis coloniais

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: