Ciência
08/11/2018 às 09:30•3 min de leitura
Crianças adoram desenhos animados, e não à toa existem inúmeras opções, para todos os gostos. Dentro dessas opções, alguns personagens se sobressaem e acabam ficando na memória para sempre. Geralmente, eles são baseados única e exclusivamente na imaginação do autor, mas não são raros os casos em que as referências a pessoas reais são bem claras. Abaixo estão alguns exemplos que tiveram inspiração no mundo real e um pouco da história por trás disso.
Popeye é um personagem que atravessou gerações, servindo quase sempre como um ótimo auxiliar para mães que tentavam convencer seus filhos a comerem espinafre. Seu criador, Elze Segar, buscou inspiração em sua cidade natal e utilizou como referência um homem chamado Frank “Rocky” Fiegel. Assim como no desenho, ele era pequeno, magro, não tinha dentes, vivia com um cachimbo da boca e nunca fugiu de uma briga.
A inspiração para a criação de Ursula, vilã do longa-metragem "A Pequena Sereia", foi o ator Harris Glenn Milstead, responsável pela personagem Divine, que participou de diversos filmes. Os títulos foram dirigidos em sua maioria por John Waters, e ela ainda se mantém como uma referência na cultura LGBT dos EUA.
A realidade do mundo da moda envolve muito estilo e excentricidade, algo bem representado pela personagem Edna Moda, do filme "Os Incríveis". Na animação, ela é a responsável pelos trajes dos super-heróis, e suas semelhanças com a famosa estilista Edith Head não parecem apenas uma coincidência.
Betty Boop é contemporânea do Popeye, mas sua fama não foi tão grande quanto a do marinheiro. A personagem foi criada inicialmente como uma caricatura sem autorização — por sinal, muito bem-feita — da cantora Helen Kane. Ela processou Max Fleischer, responsável pelo desenho animado, por explorar sua personalidade e seus traços físicos, mas acabou perdendo a ação.
Milhouse é um dos personagens secundários mais conhecidos de "Os Simpsons". Amigo de Bart, ele sempre leva a pior por sua ingenuidade e falta de habilidades sociais. Segundo os criadores, o nome do garoto foi inspirado no presidente americano Richard Milhous Nixon, mas a aparência e a personalidade são uma caricatura perfeita do personagem Paul Pfeiffer, da série "Anos Incríveis".
As histórias do aposentado Mr. Magoo são baseadas em seus problemas visuais e sua convicção de que eles não existem. Isso faz com que o protagonista crie situações a princípio perigosas, mas das quais sempre sai ileso. O diretor da animação, John Hubley, disse que o personagem é uma mistura de duas pessoas: seu tio Harry Woodruff, que também nega os próprios problemas de visão, e o comediante W. C. Fields, mostrado na foto acima.
Mr. Burns é outro personagem de "Os Simpsons", assim como Milhouse. Ele é a personificação da ganância de empresários e se assemelha muito ao fundador da FOX, Barry Diller. O criador do desenho foi bem ousado ao reunir essas referências, mas é provável que a longevidade da série tenha acabado com qualquer ressentimento do dono da companhia.
O palhaço Krusty nem sempre aparece nos episódios, mas é um personagem-chave em "Os Simpsons". Para criá-lo, Matt Groening se inspirou parcialmente no palhaço Rusty Nails (unhas enferrujadas), que fez parte de sua infância. Não sabemos se o palhaço também tinha problemas com drogas e mulheres.
Mais um personagem de "Os Simpsons", mas prometemos que é o último. Na série, Wolfcastle é um ator austríaco e musculoso. Já ouviu essa descrição em algum lugar? É provável que sim, pois ela bate exatamente com a de Arnold Schwarzenegger. Por mais que não exista uma indicação clara, é impossível negar a inspiração.
A história da Pequena Sereia, famosa pelo desenho da Disney, é baseada no livro de Hans Christian Andersen, que não diz muito sobre a aparência de Ariel, a personagem principal. Como o animador precisava de referências durante a criação, utilizou a própria esposa, a modelo Serri Stoner, e a atriz Alyssa Milano, com 16 anos na época, como bases para a criação da personagem. A personalidade doce e jovem de Alyssa, características compartilhadas com Ariel, fizeram com que ela participasse também das filmagens de um documentário que mostrava os bastidores da produção.
Em "South Park", Leopold "Butters" Stotch é exatamente o contrário do protagonista, Eric. Ele apareceu durante as primeiras temporadas como um personagem secundário, mas foi ganhando cada vez mais relevância com o avanço da história. Eric felizmente é um personagem totalmente fictício, mas Leopold foi baseado em um dos produtores do desenho, Eric Stough.
Mesmo com uma diferença de idade considerável, o jovem Chuckie, do desenho "Os Rugrats", foi baseado no músico Mark Mothersbaugh, vocalista da banda Devo. O cabelo sem controle e os óculos com armação grossa são algumas das características compartilhadas pelos dois.
No filme, Aladdin é um jovem esperto e ágil, que está em busca da atenção da princesa Jasmine. Durante a produção, os animadores buscaram esse espírito de aventura para o personagem em Michael J. Fox, especificamente no personagem que fez para o filme "De Volta Para o Futuro". Após alguns testes, perceberam que ele parecia muito infantil e não era atraente o suficiente. Assim, Tom Cruise foi o escolhido, por reunir todas as características necessárias para as aventuras.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!